De acordo com a Assessoria de imprensa da Prefeitura de Natal, para mobilizar e envolver a população no combate à Dengue na cidade, a Prefeitura do Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza, nesta sexta-feira (15), uma passeata pelas ruas de Mãe Luiza com os moradores e profissionais das Unidades de Saúde. O bairro apresenta o maior número de casos da doença na cidade, segundo dados dos últimos boletins epidemiológicos. A concentração será às 7h30, em frente ao Centro Comunitário de Mãe Luiza.

A iniciativa, que contará com a participação de igrejas, grupos de idosos, alunos de escolas municipais e estaduais e do Clube dos Desbravadores e da Casa do Bem, percorrerá as avenidas Guanabara e João XXIII, com a divulgação de mensagens e dicas de prevenção em carros de som, cartazes e panfletos informativos.
“O trabalho de mobilização em Mãe Luiza já começou. Durante toda a semana, a secretaria realizou um trabalho de sensibilização nas escolas, através de peças teatrais e rodas de conversas, em que foi preparado materiais educativos pelos jovens para a exposição na caminhada. O objetivo é chamar a atenção dos moradores sobre como contribuir para evitar a proliferação da doença, evitando criadouros”, destaca a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Cristiana Souto.

Durante o evento, realizado no Dia Mundial de Preservação do Solo, a SMS, através do setor de Vigilância Ambiental, também aproveitará para promover orientações sobre o correto acondicionamento do lixo e os transtornos gerados por hábitos incorretos, como o entupimento de bueiros e alagamento de ruas no período de chuvas.

“Principalmente nesse período de chuva é importante alertar a população que quando não jogamos o lixo no local correto e ele fica à deriva, pode trazer conseqüências à saúde de todos, por contaminar mananciais e ainda entupir bueiros, deixando água acumulada na rua, que servirá como foco de doenças, como a Dengue, Hepatite e Leptospirose”, pontua a chefe do setor de Vigilância Ambiental, Liene Medeiros.