O sucesso do Rio Grande do Norte nas pistas de kart da região Nordeste vai perdurar por muito tempo. A nova geração do kartismo potiguar agora comemora o bom desempenho na primeira etapa do Campeonato Pernambucano, realizada no último fim de semana. Mesmo sem nenhuma experiência em competições, os jovens pilotos brilharam e trouxeram bons resultados para Natal.

A principal conquista veio na categoria Mirim, com a vitória de Frederick Almeida, de apenas 8 anos. Mesmo sem conhecer a pista e com o agravante de ter chovido forte na Grande Recife durante o dia, ele largou na pole position - com o tempo de 1min08s65. Logo no início da prova, o piloto potiguar perdeu a primeira posição para o pernambucano Walder Bernardo. Mas Frederick não desistiu, se recuperou a tempo e, com uma bela ultrapassagem, garantiu o triunfo no kartódromo de Tamboril, em Paulista (PE). Na mesma bateria, Nilo Matheus, também de Natal, ficou com o terceiro lugar.


Com os carros preparados para correr com a pista molhada, os potiguares Guilherme Pinheiro e Vinicius Sávio, ambos com apenas 9 anos de idade, não contavam com a secagem tão rápida do asfalto e tiveram dificuldades na categoria Cadete. Apesar disso, os dois fizeram boa prova. Durante a corrida, aproveitando vacilo do pernambucano Arthur Belfort e do paraibano Sergio Crispim, que travavam briga por posição, Guilherme passou os dois e acabou na quarta colocação. Vinicius Sávio chegou em sexto. A prova foi vencida pelo pernambucano André Bergamo.

"O resultado obtido no Campeonato Pernambucano foi uma grande surpresa para a FPA, já que estes pilotos iniciaram há apenas seis meses na modalidade. O importante é que já trouxeram título para o automobilismo do Rio Grande do Norte", comentou Sesimar Correia, presidente da Federação Potiguar de Automobilismo. "Acredito que o resultado se deve ao talento nato de cada um dos pilotos e, principalmente, ao bom trabalho de base que a Federação tem feito", completou.

Segundo Édson Barreto, pai do piloto Guilherme, os garotos ficaram muito felizes com os resultados. "Além de serem muito novos, eles nunca tinham disputado uma competição oficial. Todos enfrentaram dificuldades, como a pista molhada e a falta de adaptação aos karts, mas a experiência foi ótima e valeu pela dedicação e vontade de vencer de todos", declarou.

Nível avançado
Mais experiente, o potiguar Élton Paiva disputou a primeira etapa do Pernambucano na categoria F-400. Ele também fez a pole position e se manteve sempre na liderança, à frente do pernambucano Alexandre Meirelles, atual campeão da competição. Como estava com pneu de chuva e a pista acabou secando no decorrer da prova, Élton perdeu força nas últimas voltas e foi ultrapassado por Alexandre, terminando na segunda colocação. De toda forma, o resultado também foi comemorado.