Jovens e crianças do bairro de Santos Reis participaram hoje de uma palestra, organizada pelo Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sobre os cuidados com o armazenamento e eliminação correta do lixo para a saúde da população. Como cada cidadão pode se transformar em multiplicador de informações dentro de casa e na comunidade e auxiliar na prevenção de doenças como a dengue e leptospirose, esse foi o foco do evento.

“Aprendemos sobre como o lixo pode ser foco de doenças, quando não damos a devida atenção a ele e o jogamos em qualquer lugar, poluindo a água e também estimulando a proliferação de ratos e do mosquito da dengue perto de nossas casas. Outra coisa foi a importância de separar o lixo, tanto para evitar acidentes, como também para poder reaproveitá-lo, pois ele também é fonte de renda de algumas pessoas, e como materiais com plástico demoram a se decompor ”, enumera a estudante Ellen Phayffer Borges, de 12 anos, após a palestra.


De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Natal, a palestra ocorreu na sala de informática da Escola Municipal Santos Reis e contou com a participação dos estudantes que são membros do projeto Vigilante Mirim na instituição. No projeto, desenvolvido há três anos, através de parceria entre a SMS e Secretaria Municipal de Educação (SME), alunos da rede municipal de ensino recebem orientações constantes sobre como prevenir a dengue e a levar mensagens educativas para sua família e colegas no dia a dia.


“A iniciativa vem reforçar o trabalho que a Vigilância já vinha fazendo com os alunos sobre meio ambiente no projeto Vigilante Mirim, que devem servir como exemplo para os outros alunos, e vimos que todos ficaram estimulados e participaram ativamente, aproveitando para tirar dúvidas e discutir com os profissionais”, destaca a diretora da escola, Ivone Silva.


A estudante Allana Érika Barbosa, de 12 anos, é membro do Vigilante Mirim desde que o projeto começou a ser aplicado na escola. Ela ressalta como faz sua parte como multiplicadora de informações. Allana conta que em qualquer visita a uma amiga, um passeio, ou conversa no intervalo, é momento para puxar o assunto e alertar a comunidade.


“Quando estou no intervalo, ou andando na rua, fico observando se as pessoas estão tomando os cuidados para prevenir contra a dengue, pois não fazemos nada porque pensamos que nunca vai acontecer com a gente e depois que fica doente é pior”, explica. “Às vezes, eu vou na casa de uma amiga esse vejo alguma coisa errada, como garrafas sem tampa e virada para cima, acumulando água, já explico logo e peço para ela consertar”, diz a estudante.

Nota: Temos que reconhecer que essa iniciativa é louvável, haja visto que não é possível  fazer o trabalho de erradicação da dengue sem a conscientização e iniciativa também da população e os jovens sãodeterminantes para o sucesso dessa campanha pró saúde.