Quem ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2011, ano-base 2010, tem que se apressar para evitar transtornos, multas e até suspensão de CPF. O prazo para envio se encerra nesta sexta-feira (29) e o Sindicato das Empresas Contábeis do Rio Grande do Norte (Sescon/RN) lembra que os contribuintes que deixarem para o último dia podem terminar ficando sem o envio por causa do congestionamento no site da Receita Federal.

 

"O problema é que muitos brasileiros gostam de deixar tudo para última hora. A gente alerta para as pessoas que corram para os seus contadores com a documentação hábil para que se esclareçam as últimas dúvidas e orientamos para que todos os contribuintes que transmitam logo os seus dados evitando um possível congestionamento no site da Receita. A exemplo do que aconteceu no último dia 31 de março, que era o dia para envio e o site congestionou devido ao grande número de transmissões e muita gente não conseguiu enviar. Quem não conseguir enviar agora, pode terminar com problemas e pagando a multa", lembrou Weber Carvalho, presidente do Sescon/RN.

 

Segundo a Fácil Comunicação, a multa para quem não entregar a declaração dentro do prazo varia entre R$ 165,74 e/ou 20% do total do imposto devido. O último levantamento da Receita, divulgado na última terça-feira (26), mostrou que 39% dos brasileiros ainda não enviaram a declaração do IRPF. De um total de 24 milhões de declarações esperadas, apenas 14,8 milhões foram entregues. A Receita já informou que não haverá prorrogação do prazo e o presidente do Sescon lembra que mesmo restando menos de uma semana, ainda dá tempo de fazer a declaração.

 

"Tendo a documentação hábil necessária para a declaração ainda dá tempo. A gente aconselha esses contribuintes a correrem para seu contador, porque mesmo com poucos dias ainda é possível fazer. Agora, para quem ainda não tem a documentação e que tem essa semana para começar a correr atrás fica mais difícil", ressaltou Weber.

 

Esse é o primeiro ano em que as declarações só podem ser entregues por meio de disquete em uma das agências da Receita ou enviadas através do aplicativo Receitanet. O formulário para preenchimento está disponível através do aplicativo do próprio Imposto de Renda no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).