A implantação da Ronda Cidadã está cada vez mais perto. Na tarde desta quarta-feira (20), a comunidade do Jardim Progresso, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, que será beneficiada com uma Base do Projeto neste mês de maio, recebeu o coordenador de Programas para a Cidadania, tenente-coronel Jânio Marinho da Silva. O oficial explicou como será feito o trabalho, ouviu sugestões, reclamações, fez anotações e saiu de lá satisfeito com a interação dos populares. Lideranças comunitárias do Parque dos Coqueiros e Planície das Mangueiras, que também contarão com a Ronda, participaram do encontro.
         O evento aconteceu na Associação Beneficente Amor Verdadeiro, na rua Poconé, 77-A. O presidente da entidade, Edivan Ribeiro, mostrou-se entusiasmado com a novidade e lamentou a situação enfrentada pelos moradores do Jardim Progresso: “Aqui já foi pior, mas ainda temos muitos casos de assassinatos, sendo a maioria ligada ao tráfico de drogas. Nós não temos posto de saúde, nem quadra esportiva, a iluminação pública é precária e das 450 ruas, somente 90 são pavimentadas e drenadas, mas sem nenhum saneamento”.


         Edivan, que presidiu o Conselho Comunitário do Jardim Progresso de 2007 até janeiro deste ano, contabiliza cerca de 30 mil pessoas na comunidade. “Vivemos esquecidos no meio do tempo, ainda sofremos com a falta de transporte coletivo, mas a chegada da Ronda Cidadã significa uma maior sensação de segurança para todos nós. Vamos incentivar a participação da população neste Projeto, para que possamos viver melhor”.
         O tenente-coronel Marinho estava acompanhado de dois soldados e do sargento PM Vantuil Carvalho, especialista em polícia comunitária e muito conhecido na comunidade. O coordenador de Programas para a Cidadania recebeu informações acerca de policiais que bem desempenham suas funções e receberam elogios das pessoas que participaram da reunião, mas também tomou conhecimento de policiais acusados de abuso de autoridade. “O importante é essa interação. A comunidade nos passa as informações e nós, juntamente com nossos superiores, vamos elaborar as ações a partir dessas informações. Eu também expliquei como as denúncias contra maus policiais devem ser feitas diretamente à Corregedoria, ou pelo telefone. O cidadão precisa ver no policial um amigo, que transmita confiança, por isso estamos fazendo essas reuniões e já começamos a selecionar os policiais que atuarão nessa nova modalidade de policiamento”, esclarece Marinho.
         Cada Base contará com seis policiais militares, uma viatura, duas motocicletas, além de integrantes da Polícia Civil e da Guarda Municipal. A principal meta da Ronda Cidadã é agir preventivamente, dentro da filosofia da Polícia Comunitária, que trabalha integrada com moradores, instituições religiosas, comerciantes, escolas, clubes de mães, associação de idosos, conselhos comunitários.
         Cerca de dois mil policiais militares do Rio Grande do Norte têm o curso de polícia comunitária. Os que forem selecionados para a Ronda Cidadã passarão por capacitação, durante 44 horas, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), no conjunto Potengi, zona Norte de Natal. Eles terão aulas de mobilização comunitária, mediação de conflito, gerenciamento de crise, defesa pessoal, prática de tiros no método Giraldi (essencialmente orientado aos Direitos Humanos).
         O tenente-coronel Marinho explica que as Bases Móveis serão outros destaques dentro da Ronda Cidadã, onde dez policiais percorrem a comunidade à pé, ao estilo “Cosme e Damião”, conversando com populares, coletando dados, conhecendo a realidade daquela região.
         A Ronda Cidadã será institucionalizada, passando a programa de governo, facilitando, assim, a busca de recursos para sua manutenção e ampliação junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).