O coordenador-geral da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON Estadual, Araken Barbosa de Farias Filho, determinou nesta quarta-feira (06) a notificação da BR distribuidora de combustíveis para que informe o valor, percentual e o motivo do último reajuste de combustíveis. "Outras distribuidoras serão notificadas. A BR terá 72h para responder. Com os dados em mãos será verificado se os postos de combustíveis repassaram os percentuais ou se houve prática abusiva no reajuste dos combustíveis em Natal e Grande Natal. Reajuste este que surpreendeu os consumidores no início desta semana", disse o coordenador do Procon Estadual.

No final da manhã desta quarta-feira (06), o coordenador do Procon-RN também participou de uma reunião na sede do Ministério Público Estadual, MPE-RN, na Promotoria de Defesa do Consumidor, juntamente com representantes do Procon Municipal, OAB-RN e Câmara Municipal do Natal. Lá foi anunciado que o PROCON Estadual fará um acompanhamento de preços dos combustíveis de Natal, semanalmente. "A pesquisa será disponibilizada para os veículos de comunicação do Estado e estará no site oficial do Governo do RN para que a sociedade tenha acesso aos preços praticados pelos postos de combustíveis na capital e Grande Natal", disse Araken Farias.

Segundo o coordenador do Procon Estadual, a entidade dará apoio incondicional às investigações que estão sendo conduzidas pelo Ministério Público sobre a possibilidade de cartel na formatação dos preços dos combustíveis por parte dos postos da cidade. "Nosso dever é ficar ao lado do consumidor e proteger a sociedade de práticas abusivas na política de preços", disse Araken Farias.
 *com informações da Assessoria de Imprensa do Governo