O Santa Cruz entrou em campo necessitando da vitória contra o ABC depois da vantagem perdida na primeira partida da final, não tomou conhecimento do alvinegro e goleou pelo placar de 4 a 0, neste domingo(20), conquistando a Taça Cidade do Natal, válida pelo 1º turno do Campeonato Estadual. Os donos da casa abriram o placar com Didi Potiguar(aos 24 do 1º), enquanto que o atacante Quirino, dono da noite, marcou aos 4, 19 e 24 da etapa final
Com o resultado, o time verde garante, no mínimo, a vaga para a grande decisão do campeonato, além de representar o futebol do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil de 2012. Vale lembrar que o Santa Cruz pode ser campeão sem a necessidade de dois jogos finais, caso conquiste o 2º turno. O clube ainda conquista um carro 0 quilômetro, prêmio da Federação Norteriogrande de Futebol(FNF).
O próximo compromisso do Santa Cruz será disputado na quarta-feira (23), quando o time verde recebe o Corintians de Caicó, às 20h30, no estádio Iberazão, em partida válida pela 1ª rodada do 2º turno do estadual. Já o ABC, encara o Potiguar, no estádio Leonardo Nogueira, no mesmo dia e horário.

O jogo
A decisão começou movimentada e apresentando um ABC jogando com a vantagem conquistada na primeira partida da final. Pelo lado do Santa Cruz, os donos da casa tentavam pressionar o alvinegro, principalmente, em jogadas criadas por Marciano e o atacante Quirino.
O primeiro lance de perigo foi a favor do Santa Cruz, aos 20, através do atacante Quirino, que limpou a defesa alvinegra dentro da área e chutou cruzado para boa defesa do goleiro Welington. Logo a seguir, aos 24, a maior posse de bola dos donos da casa resultou na abertura do placar. Em lance polêmico, Rafinha arrancou na lateral-direita e cruzou, onde o zagueiro Irineu quase marcou contra obrigando o goleiro Wellington realizar uma grande defesa, mas dando rebote para o atacante Didi Potiguar, que apenas escorou para o fundo da rede. O detalhe do gol foi o fato da assistente Márcia B. Lopes Caetano ter levantado a bandeira apontando impedimento, mas a decisão não foi acatada pelo árbitro paranaense Evandro Rogério Romam, que confirmou o gol do Santa Cruz.
Com o placar adverso e precisando empatar a partida para ficar com a taça, o ABC seguiu apresentando deficiência ofensiva, principalmente, sentido a falta de uma referência no ataque diante da ausência do atacante Leandrão. Ainda assim, Ray teve uma boa oportunidade, aos 42, entrando na área livre e chutando livre na rede pelo lado de fora.
Até o término da primeira etapa, apesar da desvantagem no placar e vendo seu adversário com a vantagem na decisão, o ABC seguiu sem inspiração. Já o Santa Cruz, perdeu uma chance de ampliar o placar aos 45, com um cruzamento preciso na cabeça de Quirino, que tirou tinta da trave.
O zagueiro Tiago Garça partiu para o vestiário esbravejando contra a arbitragem: “O Quirino fez o gol irregular, a bandeira marcou impedimento e o árbitro simplesmente diz que a responsabilidade é dele”.
O segundo tempo começou com o ABC levando perigo ao Santa Cruz aos 2, em uma sobra de bola para Pio, que bateu forte na intermediária exigindo uma boa defesa do goleiro Isaías.
Apesar da tentativa de reação, o alvinegro sofreu um baque, aos 4, em escanteio a favor dos donos da casa, onde o atacante Quirino dominou,virou e bateu forte para o fundo do gol, ampliando o placar para o time verde.
Com a situação cada vez mais difícil, o técnico Leandro Campos realizou duas substituições sacando Jackson e Alessandro Lopes para as entradas de Gabriel e China, respectivamente. Mesmo com as alterações, O Santa Cruz seguiu melhor em campo e quase marcou o terceiro aos 12, em uma jogada de contra-ataque que Paulinho chutou forte para excelente defesa do goleiro Wellington.
Absoluto, o Santa Cruz seguiu mais próximo de ampliar do que o ABC diminuir o placar. Foi assim que o atacante Quirino marcou o terceiro gol do time verde e o seu segundo na partida, aos 19, e um belo levantamento de Rafinha na cabeça do atacante, que tocou livre e sair vibrando para a sua torcida.
Desestruturado, o ABC mostrou uma fragilidade jamais vista, sofrendo o quarto gol aos 24, em um pênalti cometido pelo zagueiro Tiago Garça em cima do atacante Didi Potiguar. Quirino, o artilheiro da noite, bateu com tranquilidadem marcou o seu 3º e levou os torcedores do Santa Cruz ao delírio, enquanto que a torcida alvinegra, em grande número, deixava o estádio Iberezão.
Com o placar definido, o Santa Cruz diminuiu o ritmo, administrou o resultado e confirmou o melhor futebol disputado no 1º turno, em uma campanha que contou com apenas uma derrota. No lado alvinegro, o ABC caiu na realidade e mostrou carência nas peças de reposição, onde precisa reforçar o seu elenco para o Campeonato Brasileiro da Série B.
Depois do apito final, o atacante Quirino vibrou com o título do Santa e confirmou que pediu música para o programa Fantástico. "Graças a Deus conquistamos o resultado. Na humildade, com o amor da minha família e minha esposa somos campeões e presenteamos a nossa cidade com essa glória", vibrou.
Ficha do jogo (Santa Cruz 4 x 0 ABC):
Santa Cruz: Isaías, Pantera, Jonatha(André Luis) e Michel; Rafinha, Robson, Lano, Paulinho e Marciano(Paulinho); Didi Potiguar e Quirino.(Técnico: Wassil Mendes)
ABC: Welligton, Tiago Garça, Irineu e Alessandro Lopes(China); Pio, Bileu, Basílio, Jackson(Gabriel), Cascata e Renatinho Potiguar(Renatinho Carioca); Ray.(Técnico: Leandro Campos)
Árbitro: Evandro Rogério Romam – PR(FIFA)
Assistentes: Roberto Braatz – PR (FIFA) e Márcia B. Lopes Caetano – RO(FIFA)
Cartões amarelo: Michel(Santa Cruz); Irineu(ABC); Pantera(Santa Cruz); Basílio(ABC);
Público: não divulgado.
Por Diário de Natal - Rodrigo Matoso