"A cultura é o que faz a alma de um povo". Foi com essas palavras que a governadora Rosalba Ciarlini se dirigiu aos presentes na solenidade de formatura de 40 novos agentes das Casas de Cultura do Rio Grande do Norte, que aconteceu nesta quinta-feira (17), no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto.

Na ocasião, também foi feita a assinatura do convênio entre Governo do RN e prefeituras para o repasse de R$ 960 mil reais de verba para ações a serem realizadas através das 29 Casas de Cultura do estado.

A secretária Extrordinária da Cultura, Isaura Rosado, destacou os trabalhos desenvolvidos pelas Casas de Cultura, que deverão ter como meta a elevação do Rio Grande do Norte no ranking de desenvolvimento cultural do país, assim como geração de estímulo para alavancar índices os educacionais. Isaura Rosado também apontou o rol de filmes e exposições que poderão ser utilizados pelos agentes. Segundo a secretária, há atualmente 16 exposições e cerca de 150 documentários e filmes que podem ser levados a diferentes cidades do RN.


Para os novos agentes, a mensagem dada pela secretária foi clara: união. "As Casas de Cultura não devem ter partido político. Alías, devem sim, o partido da Cultura", disse Isaura, e completou: "É importante ressaltar a função que essas Casas têm, elas são um equipamento muito importante, muitas vezes contribuindo na restauração e recuperação de prédios históricos das cidades. Os olhos dos prefeitos devem estar voltados para esse trabalho", afirmou a secretária.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou a importância da cultura para o estado e lançou a proposta para um evento voltado para o folclore no mês de agosto. "Quero que o Rio Grande do Norte seja uma referência internacional do folclore", disse Rosalba.

Para fortalecer as ações da Secretária Extrordinária de Cultura, Rosalba anunciou que o projeto de lei para a regulamentação de uma Secretaria da Cultura será enviado em breve para a Assembleia Legislativa, o que possibilitará a concorrência com projetos no Governo Federal e ampliação das atividades do órgão.

De acordo com a governadora, para que o estado avance em educação, a cultura tem que estar viva. Ela ressaltou a importância que as Casas de Cultura representam nesse processo. "Através da cultura nós resgatamos as raízes de cada cidade e fazemos com que elas tenham auto-estima, orgulho, e isso leva ao desenvolvimento", disse Rosalba. Ela citou o exemplo do empresário Atônio Gentil, padrinho da Casa de Cultura de Campo Grande. "Hoje ele é um vencedor, mas não deixou de voltar às suas origens e gerar cidadania para sua cidade", elogiou Rosalba.

Representando os municípios integrantes do convênio estava o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira de Lima, que destacou a importância do convênio. Também estavam no evento o representante da Comissão Nacional de Articulação de Pontos de Cultura no RN, Teotônio Roque; a coordenadora das Casas de Cultura, Joana D'arc Xavier, e Ana Neuma Teixeira, diretora da Fundação José Augusto.