No início deste mês o Notícias do RN publicou uma denúncia de um leitor sobre a situação da infraestrutura das escolas do município de Patu.

A prefeitura de Patu entrou em contato com o noticiasdorn.com e informou que enviaria uma nota de esclarecimento mostrando algumas reformas que já estão em andamento.

Entenda o caso

Segundo o leitor do site, as escolas da cidade oferecem um bom nível educacional, porém, a infraestrutura está precária. Ele destaca que os rebocos estão caindo, cadeiras e carteiras velhas e quebradas, falta de pintura, piso acidentado, quadra de esporte com buracos e oferencendo risco aos estudantes. O Leitor ainda finaliza dizendo que na zona Rural a situação está ainda pior.

De acordo com informações do leitor não está havendo manutenção nas escolas estaduais.


Entraremos em contato com a Secretaria de Educação do Estado do RN (SEEC), em Natal, e com a prefeitura de Patu para mais informações sobre a situação e saber se existe algum projeto para reforma das escolas através da Secretaria de Educação do Município.
Parecer da SEEC
Entramos em contato também com a SEEC (Secretaria do Estado da Educação e da Cultura), solicitando informações, mas ainda não  recebemos um parecer sobre a situação.

Nota de Esclarecimento da prefeitura

Veja, na íntegra, nota de esclarecimento e imagens enviadas pela Prefeitura de Patu:
 
REALESE

A Prefeitura de Patu na administração da Prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira refutar informações chegadas a este conceituado blog no tocante a reforma de Escolas da rede Municipal de Ensino. Queremos levar mais uma vez ao conhecimento de toda a população Norte Riograndese que durante o período de 27 de Março de 2009 até a presente data não foi possível liberar qualquer recurso federal para realização de obras em nosso município em virtude da não prestação de contas ou não execução de obras por parte da administração passada comandada pelo Sr. Posidônio Queiroga, causando um prejuízo ao município nesses dois anos de mais de dez milhões de reais, haja visto as emendas e os recursos adquiridos que não poderão ser liberados pela inadimplência junto ao SIAF/CAUC do Governo Federal. Falamos isso, pois se faz necessário para que todos saibam a difícil situação que nosso município se encontra, todas as obras, reformas e ações que temos realizado são feitas com recursos próprios. Quanto à questão das nossas escolas queremos destacar que hoje em nosso município temos 13 unidades de ensino funcionando nas zonas rural e urbana e já realizamos melhorias, reformas e adquirimos equipamentos em cinco delas. Carmelita Rocha, Raimundo Rocha, Aluisio Alves e Parte da Raimundo Nonato na zona urbana e da Escola Benicio Félix na comunidade de Carfanaum. Estamos em andamento com a reforma e recuperação das escolas Belarmino Ferreira na comunidade de Escondido e Etelvino Leite na comunidade do Paulista. Entendemos que necessitamos ainda recuperar totalmente as duas maiores unidades de ensino de nossa cidade as Escolas Francisco Francelino de Moura e Raimundo Nonato da Silva mais pra isso necessitamos de um valor expressivo de recursos, como o município não dispõe, necessitamos firmar parcerias, celebrar convênios, o que estamos impossibilitados de fazer em virtude da inadimplência. Além das reformas a Prefeita Evilásia tem investido em capacitação, e principalmente na valorização dos profissionais da Educação com a implantação do Piso Nacional da Categoria bem como o Plano de Cargos Carreira e Salários.

Prefeitura de Patu

NOTA: Esperamos que as reformas mencionadas sejam realizadas, pois, uma boa infraestrutura é um dos componentes essenciais para uma boa educação.