O equilíbrio fiscal conquistado pelo ex-governador Aécio Neves e mantido pelo atual governador Antonio Anastasia, em Minas Gerais, levou a governadora Rosalba Ciarlini nesta sexta-feira, 10, a Belo Horizonte para conhecer o modelo de gestão implantado no Estado. "Estamos vivendo crise semelhante a que existia em Minas em 2003, por isso viemos aqui para conhecer a estratégia governamental adotada", declarou Rosalba, depois de passar a sexta-feira inteira na capital mineira.

Acompanhada do secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues, a governadora conheceu detalhes do programa de ajuste fiscal que permitiu que o Governo de Minas Gerais superasse o déficit de R$ 2,4 bilhões, correspondente a 12% do orçamento do Estado. Para garantir governabilidade no Estado, que tem 853 municípios e uma população de quase 20 milhões de habitantes em áreas com diferenças regionais profundas como Vale do Jequintinhonha, os três últimos governos tiveram que reestruturar e fazer reajuste fiscal, elaborando o plano de desenvolvimento integrado.

Para alcançar estes resultados, não houve apenas a racionalização dos gastos, mas premiação para os setores que alcançavam as metas estabelecidas. Todas as medidas foram detalhadas em uma reunião da governadora com a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; com o secretário da Fazenda, Leonardo Colombini e com o chefe do escritório de prioridades, Tadeu Barreto, e em outros dois encontros com toda a equipe econômica do governo.

Rosalba também foi recebida no Palácio Tiradentes pelo governador Anastasia que além de orientações, colocou seus assessores à disposição do Rio Grande do Norte. "Nossos técnicos podem promover seminários em Natal e receber assessores do governo norte-rio-grandense em Belo Horizonte", propôs Anastasia. A governadora Rosalba Ciarlini agradeceu e disse que a colaboração de Minas vai ajudar o RN a resgatar a credibilidade do governo.

Rosalba que foi a BH a convite do governador e aproveitou para discutir temas que serão levados à presidenta Dilma Roussef, em Aracaju, no próximo dia 21. São problemas comuns voltados ao desenvolvimento e combate às desigualdades sociais nos estados.

com informações da Assessoria de Comunicação