No lugar onde antes se via um amontoado de barracos e famílias inteiras morando em condições subumanas, o cenário agora é outro com casas de alvenaria no estilo de sobrado. Essa é a realidade de 117 famílias da comunidade do Detran, na zona Oeste de Natal, beneficiadas com novas moradias entregues pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Seharpe), que na manhã desta terça-feira (8) entregou as últimas 26 residências da comunidade.
A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou nas mãos de cada morador as chaves que simbolizam uma nova vida para as famílias da comunidade do Detran. “Na hora que você resgata essas famílias da favela e entrega para elas um local digno, a casa própria é muito gratificante e, eu estou muito satisfeita de poder garantir a cidadania dessas pessoas, que agora também vão poder escolher um novo nome para a comunidade”, declarou Micarla de Sousa.

“As famílias estão recebendo casas de alvenaria, com água encanada, energia, esgotamento sanitário, com toda infraestrutura para que elas possam ter um novo recomeço e assim a Prefeitura erradica a sétima favela da cidade e proporciona uma vida mais digna para essas famílias”, disse a secretária municipal de Habitação, Ana Elizabeth Thé.

Nas últimas casas edificadas a Prefeitura também se preocupou em fazer um projeto diferenciado em cinco residências para garantir a acessibilidade dos moradores idosos ou com algum tipo de deficiência. Para a construção das 117 residências, que também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), a Prefeitura do Natal fez um investimento em parceira com Governo Federal de R$ 2.195.032.

A dona de casa Francisca Faustina da Silva, que por 10 anos morou em um barraco na comunidade do Detran junto com o marido e dois filhos pequenos, se emocionou ao receber a casa nova. “Eu só tenho que agradecer a Prefeitura, porque sair de um barraco como eu morava e agora ter a minha própria casa é um sonho que eu não conseguiria realizar. Estou muito feliz, realizada”, disse a moradora da comunidade do Detran.

De março a dezembro de 2010 a Prefeitura do Natal já havia entregado 91 novas residências na comunidade do Detran, e com as 26 residências entregues nesta terça totalizou as 117 moradias do programa de habitação e urbanização. Somando-se à comunidade do Detran, a Prefeitura do Natal já urbanizou na cidade seis comunidades, dentre elas: Alagamar, Peão, Luiz Gonzaga, 8 de outubro e Via Sul, garantindo uma melhor qualidade de moradia para cerca de 2 mil famílias que viviam em condições precárias de habitação.

Com informações da Assessoria da Prefeitura