A solenidade de posse de cinco integrantes da equipe do governo aconteceu na manhã desta segunda-feira (7) e lotou o Auditório da Governadoria. A cerimônia empossou os secretários de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESED) – Aldair da Rocha; da Educação e da Cultura (SEEC) – Betânia Leite Ramalho; do Esporte e Lazer (SEEL) – Joacy Bastos; a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (FAPERN) – Maria Bernardete de Sousa; e a defensora Pública Geral do Estado, Cláudia Carvalho Queiroz. A Governadora Rosalba Ciarlini assinou o termo de posse dos auxiliares. 

A solenidade contou com a presença do vice-governador Robinson Faria; do presidente em exercício do Tribuna de Justiça – desembargador Expedito Ferreira de Souza; do deputado George Soares – representando a Assembleia Legislativa; do reitor da UFRN – Ivonildo Rêgo, do deputado federal Fábio Faria, secretários de estado e várias outras autoridades civis e militares.

"Quero agradecer a confiança depositada em minha pessoa para enfrentar a criminalidade e trabalhar com uma nova política de segurança pública focada na prevenção. Vamos trabalhar juntos para afastar crianças e jovens das drogas, valorizar o policial e lutar contra o crime organizado", disse Aldair da Rocha, da SESED.

Já Betânia Ramalho, secretaria da SEEC, convocou todas as instituições municipais, estaduais e federais ligadas à educação "para juntos reconstruir a educação pública de qualidade no Rio Grande do Norte". Joacy Bastos, titular da SEEL, também agradeceu a indicação do nome dele e informou que quer fazer uma gestão inovadora e criativa. "O desporto educa, doutrina, forma a personalidade do cidadão e promove a inclusão social", disse ele.

A defensora Pública Geral do Estado, Cláudia Queiroz, aproveitou para agradecer a confiança da governadora. "É uma honra assumir este cargo. Mesmo sem me conhecer, a governadora Rosalba Ciarlini acatou o nome indicado pelos meus colegas defensores públicos", disse.

A nova diretora-presidente da FAPERN, Maria Bernardete, disse que "a meta da Fundação é incentivar o desenvolvimento do Estado, recuperar o papel da instituição no sentido de promover a inclusão social e utilizar as pesquisas em favor da população".

A governadora Rosalba Ciarlini explicou que a posse dos secretários estava acontecendo quase um mês depois de ter empossado os demais auxiliares porque só agora eles foram liberados pelos órgãos que estavam lotados, como a Polícia Federal, no caso do secretário Aldair da Rocha, e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), no caso da secretária de estado Betânia Ramalho e da diretora-presidente da FAPERN, Maria Bernardete. A nomeação do titular da SEEL, Joacy Bastos, foi publicada no Diário Oficial do Estado na semana passada.

Rosalba falou sobre a importância de resgatar a educação, de explorar o potencial natural existente no estado, de lutar contra a violência e oferecer mais segurança à população, de estimular o esporte e através dele afastar os jovens das drogas. "O Rio Grande do Norte está entre os estados com maior dificuldade do país. Mas nós vamos reverter esse quadro. Nada vai me desestimular e acabar com meu entusiasmo. Amo o RN e como potiguar quero ver meu estado crescer. Conto com vocês para levar este estado pra frente. Vamos avançar e deixar nossas marcas na história", finalizou a governadora.