Um grande aparato policial e cercado de absoluto sigilo, foi assim que a Polícia Federal no Rio Grande do Norte, com o apoio do DEPEN e da Secretaria de Segurança Pública do Estado cumpriu a determinação do Supremo Tribunal Federal de extraditar o narcotraficante colombiano Nestor Ramon Caro-Chaparro, "El Duro".

A saída daquele criminoso do território brasileiro, após a adoção das medidas judiciais efetivadas pelo Corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró/RN, Juiz Federal Mário Jambo, deu-se no início da manhã desta quinta-feira, 24, quando os policiais da US MARSHALL SERVICE receberam o preso no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, vindo de Mossoró escoltado pela PF e o embarcaram, após os trâmites de imigração, numa aeronave do Governo Americano com destino aos Estados Unidos.

HISTÓRICO

Nestor Chaparro havia sido preso pela Polícia Federal no dia 13.04.2010, na cidade do Rio de Janeiro, em uma cobertura de alto luxo situada em Copacabana. Naquela ocasião ele utilizava documentos falsos e ao ser desmascarado, não reagiu. A operação que resultou na sua prisão foi realizada em parceria com as polícias antidrogas dos Estados Unidos, Brasil e também da Colômbia. Naquela ocasião, a PF reuniu informações que davam conta de que o traficante utilizava o Brasil, especificamente os portos do Rio de Janeiro e de São Paulo, para enviar drogas para os EUA e a Inglaterra dentro de contêineres.

Dias após ser preso, ele foi encaminhado para o Presídio Federal de Mossoró onde permaneceu até esta data aguardando a tramitação do Processo de Extradição.

A PF compara a influência de Chaparro no tráfico internacional de drogas ao também narcotraficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, preso em São Paulo, em 2007 e igualmente extraditado para os EUA no ano seguinte.

Já a Polícia Americana tem evidências de que "El Duro" traficava drogas e lavava dinheiro desde 1998, quando assumiu a chefia das remessas de cocaína que eram enviadas da Colômbia, via Brasil, para os Estados Unidos.

com informações da Assessoria de Imprensa da PF/RN