A governadora Rosalba Ciarlini passará três dias em Brasília, em agenda administrativa, a partir desta quarta-feira, 09. Irá para audiências em seis Ministérios e no Tribunal de Contas da União.


         Com o Ministro Benjamin Zymler, do TCU, Rosalba irá tratar da proposta de Parceria Público Privada (PPP) para o Aeroporto de São Gonçalo, pedindo pressa dentro do esforço para a realização da Copa do Mundo em Natal. "Temos um cronograma que exige pressa para garantirmos essa conquista que é a Copa do Mundo e também pela importância que o aeroporto tem para outros setores do desenvolvimento do RN", explica a governadora, ressaltando que quer contar com o apoio dos senadores e deputados federais, entendendo que a força da bancada é fundamental para o atendimento dos pleitos que serão levados à capital federal.

         No Ministério da Saúde, a governadora tratará da construção do Hospital Geral para a Zona Oeste de Natal e o Materno-Infantil para Mossoró, além de outras ações para a melhoria do atendimento nos hospitais e outras unidades já existentes nos municípios. Já no Ministério da Integração Nacional, a pauta prioritária é a Barragem de Oiticica e o trecho da transposição do Rio São Francisco no Rio Apodi/Mossoró e em Minas e Energia, Rosalba  discutirá, prioritariamente, o pólo de Desenvolvimento Tecnológico de Energia Eólica.

A governadora também será recebida pelo ministro Fernando Haddad, da Educação, a quem proporá que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Institutos Federais Tecnológicos (IFRNS), bem como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assumam com o Estado, a formação de escolas profissionalizantes para atender as demandas da Secretaria Estadual de Educação. A governadora terá audiência, ainda, com os Ministros Aloísio Mercadantes; da Ciência e Tecnologia, e Márcia Lopes, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Ainda em Brasília, a  governadora dará posse à dirigente do escritório de representação do Estado, Adriana Mota. Acompanham a governadora nesta primeira visita aos Ministérios, os secretários Benito Gama, do Desenvolvimento Econômico e Obery Rodrigues, Planejamento e Finanças.