Foto: Elisa Elsie
                A governadora Rosalba Ciarlini vai assinar na próxima terça-feira (7) ato criando a Comissão Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade que irá orientar todas as ações para que Natal sedie jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A Comissão tinha prazo para ser criada até setembro de 2010, na administração anterior, mas isso não aconteceu e o Rio Grande do Norte foi o único Estado entre as 12 sedes que ainda não teve recursos federais liberados para iniciar obras de infraestrutura.


O ato de assinatura criando a Comissão Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade acontecerá na sede da Procuradoria Geral do Estado, na abertura do Green Gool, encontro que tem confirmada a participação de dois representantes do Ministério dos Esportes, Cláudio Langoni e Fabrício Barreto, do Ministério Público, Governo do Estado e da sociedade civil. O encontro irá tratar das exigências ambientais da Fifa que priorizam o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (4), o procurador-geral Miguel Josino registrou que entre as exigências da Fifa se incluem a valorização da cultura local, a culinária e o artesanato, a agricultura orgânica e familiar, o ecoturismo, a qualidade da água, o saneamento básico, a mobilidade urbana e a participação da juventude.

Também na entrevista coletiva, a procuradora do meio ambiente, Marjorie Madruga explicou que o Green Gool é a primeira oportunidade de discutir com a sociedade os projetos da Fifa para a Copa no Brasil em relação aos temas do meio ambiente e sustentabilidade. "A realização da Copa é muito mais do que jogos de futebol. A Copa deixa um legado à cidade com melhorias na infraestrutura, no saneamento, nos aeroportos, nos cuidados com o meio ambiente e proporciona a inclusão social", reforçou Marjorie Madruga enfatizando que o RN precisa cumprir os cronogramas da Fifa e para isso precisa agir com rapidez para recuperar o tempo perdido. Ela destacou que a governadora determinou que a Procuradoria articule com a SECOPA e demais órgãos envolvidos as medidas para agilizar os procedimentos.

"A governadora entende a Copa como evento muito importante e estratégico para o Rio Grande do Norte e o governo está sensível às questões ambientais e de sustentatibilidade, pois o legado que a Copa deixará é de grande importância para a reconstrução do Estado e melhoria da condição de vida dos norte-rio-grandenses", afirma Miguel Josino.