Com a pane no sistema elétrico da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que provocou um apagão ocorrido nesta madrugada na maioria dos estados do Nordeste, as captações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foram paralisadas durante aproximadamente quatro horas, causando diminuição na oferta de água em algumas regiões. A expectativa da empresa é de que o abastecimento seja normalizado em todo o Estado em 24h, chegando a 48h nos casos extremos, em que a pane comprometeu equipamentos da Companhia.

Em Natal, a oferta de água sofreu diminuição em parte do Tirol, Petrópolis, Morro Branco, Alecrim, Mãe Luiza e Bairro Planalto cujo abastecimento estará normalizado até o início da noite desta sexta-feira (4). O gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Teixeira, tranqüiliza a população, haja vista que o horário da falta de energia, na madrugada, quando o consumo de água é baixo, a maioria dos natalenses não enfrentou problema de falta de água. Na Zona Norte da capital, até a madrugada deste sábado (5) o fornecimento estará normal no Alto da Torre e na Comunidade Santa Inês, informa o gerente da Regional Natal Norte, Ricardo César Marinho. Já no litoral Sul do Estado, o apagão não chegou a comprometer o abastecimento.
Em Mossoró, a falta de energia paralisou a distribuição de água pela Adutora Jerônimo Rosado, com reflexos nas partes mais altas da cidade. "A expectativa é de que o abastecimento volte à normalidade até a manhã deste sábado (5)", informa o gerente da Regional Mossoró, João Maria de Sousa. Segundo ele, em algumas áreas do Alto de São Manoel e do Conjunto Vingt-Rosado a oferta de água foi prejudicada, tendo em vista problema elétrico no sistema de bombas do poço P-21. A substituição do equipamento está sendo providenciada.

OUTRAS REGIÕES

Também foram registrados problemas no abastecimento de água das cidades de Angicos, em decorrência da queima do transformador da captação que abastece o município, que está sendo substituído e o sistema deve voltar à normalidade ainda nesta sexta-feira (4). No Alto Oeste o abastecimento já foi regularizado em praticamente todos os municípios, incluindo Pau dos Ferros. O problema está na cidade de São Miguel, em que uma das bombas apresentou problemas quando a energia voltou e a equipe da Caern está realizando a manutenção ou, se for o caso, a troca do equipamento.

Outros municípios afetados pela pane elétrica foram Macau e Afonso Bezerra, em que a bomba da Estação Elevatória de Esgotos deixou de funcionar, provocando transtornos para a população. O gerente da Regional Assu, Antônio de Pádua, afirma que o serviço de manutenção já foi realizado e a Estação voltou a bombear.

Segundo o Ministério das Minas e Energia, o blecaute que atingiu Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia foi provocado por uma falha no sistema de proteção da subestação São Luiz Gonzaga, que fica na fronteira entre Pernambuco e Bahia. As causas da pane elétrica que provocou transtornos à população dos estados nordestinos ainda estão sendo identificadas. No Rio Grande do Norte, a falta de energia teve início por volta das 23h de quinta-feira (3), só sendo restabelecida às 4h da manhã desta sexta-feira (4).

Edwin Carvalho e Flamínio Oliveira – ACS Caern