Dez mil pequenos agricultores do Rio Grande do Norte, que trabalham em uma área de 15 mil hectares, serão beneficiados pelo Programa Terra Pronta. A assinatura do convênio, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14) em Assú, sela a parceria entre Governo do Estado; Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) - através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Petrobras e prefeituras de 17 municípios que serão assistidos pelo programa.


A governadora Rosalba Ciarlini, que participou da solenidade, falou sobre a importância dessa parceria. "É fundamental a gente somar esforços numa hora dessas. As chuvas estão chegando e não temos tempo a perder. Queremos o melhor resultado, principalmente para os pequenos produtores", observou, dizendo ainda que "o momento é de resgatar a cidadania do estado. Vamos dar as mãos, vamos somar, fazer o RN crescer e proporcionar melhor condição de vida ao agricultor".

Já o secretário de Estado da Sape, Betinho Rosado, enfatizou a importância da agricultura para o crescimento do país. "A atividade agrícola é uma das mais importantes desenvolvidas pela humanidade em todo mundo. Ela é responsável por 30% a 40% do Produto Interno Bruto do país, até dos mais desenvolvidos", disse. Betinho Rosado destacou, também, o esforço feito pela governadora Rosalba Ciarlini para atender o homem do campo. "Uma das primeiras ações do governo foi conseguir recurso para pagar o Programa Garantia Safra, além de agilizar o processo para garantir a distribuição das sementes para o plantio deste ano", completou.

Segundo o gerente geral da Petrobras para a Região, Joelson Falcão Mendes, firmar uma parceria desse tipo com o Governo do Estado dá a oportunidade da empresa investir em outras fontes de geração de renda, além do petróleo. "A Petrobras já investe na exploração de petróleo e gás, mas também investe nas pequenas comunidades para proporcionar a geração de emprego e renda para o homem do campo. É muito gratificante para a Petrobras, que é uma empresa genuinamente brasileira, contribuir com o desenvolvimento rural do Rio Grande do Norte", disse.

O prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, falou em nome dos demais prefeitos dos municípios atendidos pelo programa. Ele agradeceu a parceria da Petrobras e a sensibilidade do Governo do Estado para com os produtores rurais.  "Este projeto só vem fortalecer o homem do campo. A seca do ano passado prejudicou a produção, mas os agricultores já vão receber o Seguro Safra, que vai ajudar a superar o prejuízo. Que em 2012 a gente possa comemorar o sucesso da lavoura de 2011", concluiu.

Programa
O Terra Pronta tem como objetivo disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infraestrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão, entre outras. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.

Tanto a Emater quanto a Petrobras atuarão de maneira estratégica no projeto. Esta vai disponibilizar óleo diesel para movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes. Àquela caberá a orientação técnica do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. Esse Comitê é formado por representantes da Sape, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.

Realizado no Rio Grande do Norte há 17 anos, o Programa Terra Pronta tem sido um aliado fiel dos pequenos agricultores nos municípios onde é desenvolvido, melhorando a produção e contribuindo para a geração de renda no campo

Fotos: Elisa Elsie