O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, da Polícia Militar, vai iniciar suas atividades referentes ao ano letivo de 2011. Para isso será realizado hoje (31), entre às 9h e 13h, no Caic de Lagoa Nova, a abertura do ciclo de capacitação sobre o planejamento e treinamento dos 180 policiais militares que integram o PROERD e o Ronda Escolar. A abertura do evento contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

Ao todo serão 15 dias de palestras e atividades práticas com a participação do Ministério Público, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Especiais, entre outras instituições. Os temas que serão abordados tratam da prevenção ao tráfico e consumo de drogas, conflito entre jovens integrantes de “torcidas organizadas”, combate à violência, auxílio às direções das escolas na condução de problemas de comportamento dos estudantes, primeiros socorros, instruções com especialistas em armas não letais, atualização no código de Trânsito e no Estatuto da Criança e do Adolescente, novas dinâmicas para interação com as crianças, adolescentes, famílias e comunidades, nas técnicas de resolução de conflitos e defesa pessoal.


Serão atendidos estudantes da educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, pais ou responsáveis e comunidades, com previsão de 100 mil atendimentos em 30 municípios do estado onde o programa foi implantado.


Estes dois projetos atuam em conjunto na Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED, que contará com 100 policiais militares do PROERD e 80 do Ronda Escolar; homens e mulheres em sua maioria com formação superior.

Essa capacitação, que é realizada semestralmente durante os recessos escolares e solicitada pelos próprios policiais militares, visa proporcionar o nivelamento e atualização nas informações necessárias ao desenvolvimento das atividades junto à comunidade escolar e entorno das 500 instituições de ensino hoje beneficiadas. Além disso, proporciona a análise das ocorrências do semestre anterior, aprimorando o atendimento e buscando corrigir ações para minimizar a possibilidade de possíveis falhas.

O que é o PROERD?

O PROERD é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Suas atividades são desenvolvidas uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

O programa também é desenvolvido junto à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, com atividade uma vez por semana e duração de duas horas para cada encontro.


Em 2010, o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é levar o aluno à participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades.

Para conhecer melhor os programas Ronda Escolar Comunitária e PROERD, acesse o site www.proerd.rn.gov.br ou envie suas perguntas através do e-mail proerd@rn.gov.br.

A CIPRED está localizada no CAIC do bairro de Lagoa Nova, em Natal, e o telefone para contato é (84) 3232-2396.