Em solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), na sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do RN, na Ribeira, a governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de entrega de dois caminhões e de um carro frigorífico para comunidades pesqueiras do Estado. Os equipamentos fazem parte do Programa Peixe nos Bairros. Entre as autoridades estavam a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o titular da Superintendência da Pesca e da Agricultura do RN, Marcílio Lucena;  o deputado federal Itamar Rocha; o deputado estadual Fernando Mineiro; o presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln; e prefeitos das regiões beneficiadas.

O Programa Peixe nos Bairros, promovido pelo Governo Federal através do Ministério da Pesca e Aquicultura, tem por objetivo promover o acesso mais rápido dos consumidores ao pescado fresco, provocando o contato direto entre quem produz e quem compra, acabando com a figura do atravessador. Para isso, o Ministério faz a entrega de caminhões "Feira do Peixe" que funcionam como feiras móveis, com carroceria frigorífica, projetada para congelar e armazenar mais de 3,5 toneladas de pescado. Com o caminhão, pescadores e aquicultores podem se organizar e comercializar os produtos pelos bairros, vilas, comunidades e atender vários municípios de uma só vez, no caso dos consórcios e associações municipais.

No auditório da superintendência, autoridades e representantes de entidades ligadas à pesca participaram do ato de assinatura do termo de permissão de uso dos automóveis. O vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, falou em nome dos demais prefeitos da região do Apodi, que foi agraciada com dois caminhões do Programa Peixe nos Bairros, e de representantes do Mato Grande, que receberam um carro frigorífico. "Só temos a agradecer o investimento que está sendo feito em nossos municípios e aproveitamos a oportunidade para solicitar ao Governo Federal a continuidade dos programas e a ampliação de projetos de assistência aos pescadores, a instalação de telecentros e o incentivo do ensino à distância", disse ele.

 
"Este é o terceiro Estado que visito desde que assumi o cargo, mas é a primeira entrega de equipamentos de tamanha importância que realizo", falou Ideli Salvatti. "A Feira do Peixe é sucesso onde já foi implantado. Sem o papel do atravessador, ganha o pescador, que vende seu produto diretamente, e ganha o consumidor, que adquire o pescado por preços bem mais acessíveis", comentou a ministra.

Rosalba Ciarlini ressaltou a importância da vinda da ministra ao Estado. "Sua pres
ença aumenta a nossa esperança de que as coisas vão realmente acontecer", disse. A governadora reafirmou o compromisso de campanha de criar uma Secretaria da Pesca e da Aquicultura, desvinculando da pasta da Agricultura. "O compromisso será honrado no tempo certo. Não adianta criar a pasta sem ter a estrutura necessária para seu funcionamento", observou. Quanto à entrega dos caminhões, a governadora agradeceu o benefício, lembrando que esses equipamentos são de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, para a geração de emprego e renda e melhoria das condições de vida da população. "O ideal seria que cada região pesqueira do Rio Grande do Norte recebesse um caminhão", comentou a governadora.

No pátio da Superintendência Federal da Pesca e da Aquicultura, a ministra entregou as chaves dos caminhões à governadora e aos prefeitos das regiões beneficiadas.