A governadora Rosalba Ciarlini visitou a décima sexta edição da Feira Internacional do Artesanato – Fiart na noite desta terça-feira (25), onde participou da abertura oficial do evento. Ao chegar ao Centro de Convenções de Natal, Rosalba foi recebida por alguns de seus auxiliares e cumprimentada pelo público. Em seguida, a governadora acompanhou o empresário Neivaldo Guedes, idealizador da Fiart, na visita aos stands.

Logo na entrada, Rosalba foi saudada por índios das tribos Potiguaras (RN), Pataxó (BA) e Fulni-ô (PE), que apresentaram uma dança típica de boas-vindas. Já no stand do Sebrae-RN, onde aconteceu a solenidade oficial de abertura da Feira, a governadora foi presenteada com uma réplica do Arco do Triunfo de Caicó, representando o tema desta edição do evento – Artesanato, atividade de fé, identidade de um povo -, dedicado à região Seridó do Estado. A peça foi fabricada pelo artesão Antônio Santana de Lima, de Ceará-Mirim, e entregue pelo também artesão João Gregório.


A solenidade abriu espaço, ainda, para homenagear os artesãos que participam da Fiart desde sua primeira edição, como é o caso de Ilka Bente, 78 anos, natural de Santa Catarina, que recebeu das mãos do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Silvio Bezerra, uma réplica do Arco do Triunfo. A artesã caicoense Dilma Medeiros Josué, que também está em sua 16ª Fiart, recebeu de Rosalba Ciarlini outra réplica do Arco do Triunfo e falou sobre a alegria em ter esse presente em mãos. "O Arco é a coisa mais importante que Caicó tem. Caicó é uma cidade de fé", disse.

Após as homenagens, a governadora falou ao público sobre a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, que incentiva a feira e, consequentemente, o empreendedorismo do povo potiguar. "Vocês não imaginam a alegria de estar aqui vendo o sucesso dessa feira. Esse é um exemplo de parceria", comentou. Rosalba ainda lembrou que a Fiart estimula a geração de emprego e renda, além do turismo, ressaltando a vocação do potiguar de saber receber bem seus visitantes.

A governadora também lembrou seu objetivo de transformar Natal na capital nacional do folclore e parabenizou a região Seridó pelo exemplo que dá a todo o Estado ao valorizar os produtos criados por seu povo. "Vou confessar uma coisa, sou da região Oeste, mas o Seridó ensinou e continua ensinando que é preciso conhecer para tornar a região um pólo de geração de renda e desenvolvimento", revelou Rosalba Ciarlini.

Ao final do discurso, houve a apresentação cultural dos índios da Tribo Pataxó (BA). Além da governadora Rosalba Ciarlini, estiveram presentes à solenidade o prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire; os secretários de Estado de Segurança Pública, Aldair da Rocha; da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; do Turismo, Ramzi Elali; do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; da Cultura, Isaura Rosado; e da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro. Compareceram, ainda, os comandantes da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, e do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas.
 
Governadora é recebida pelo público

Após acompanhar a apresentação da Banda da Polícia Militar na entrada do Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções de Natal, a governadora Rosalba Ciarlini seguiu ao lado de seus auxiliares para a visita aos stands da Fiart. Durante o percurso, Rosalba conversou com as pessoas e posou para fotos.

Nos stands dos municípios, a governadora encontrou com a secretária de Assistência Social de Parnamirim, Marta Lopes, que representava a prefeitura da cidade. No stand de São Gonçalo do Amarante, ela conheceu a estátua do galo que é considerado o símbolo do folclore potiguar e recebeu das mãos de Marcelo Melo, um dos coordenadores do projeto de artesanato do município, uma réplica dessa estátua.

Já no stand da Prefeitura de Macaíba, Rosalba recebeu da artesã Neuma Bezerra um elefante branco e rosa, representando o Rio Grande do Norte. No mesmo local, a governadora comprou uma peça de tecido com miçangas, própria para cobrir jarras. Em outro stand, Neivaldo Guedes, idealizador da Fiart, presenteou Rosalba com uma caricatura dela em biscuit.

A governadora ainda passou pelos stands do Proart; do Projeto Transforme-se, onde conversou com a reeducanda e artesã Maria da Glória; das tribos indígenas, onde foi presenteada com uma petisqueira artesanal feita em madeira; e dos bordados do Seridó. Neste último, Rosalba Ciarlini recebeu da Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó uma cesta com doces e biscoitos, além de peças bordadas.