Apesar de mais de 25 mil pessoas no estádio Machadão, de sair na frente no placar e ainda ficar com um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo, não deu para o América. Enfrentando o Brasiliense na última rodada da Série B do Brasileirão, o alvirrubro de Natal perdeu por 2 a 1 e foi rebaixado, como lanterna, para a Série C de 2011.

Lances do jogo entre América e Braziliense, no Machadão, pela série B do Campeonato Brasileiro
Lances do jogo entre América e Braziliense,
no Machadão, pela série B do Campeonato Brasileiro
O Brasiliense, com as vitórias do Vila Nova e do Guaratinguetá, também não permanece na Segundona em 2011. Os gols do jogo foram marcados por Marcelo Brás, para o América, e Acosta e Djavan para o "Jacaré". O América terminou como 20º devido a vitória do Ipatinga. Santo André foi o outro a ser rebaixado para a Série C.

No primeiro tempo, o América abriu o placar com Marcelo Brás. O atacante aproveitou o bate-rebate da defesa do Brasiliense e, mesmo no chão, mandou para as redes. No início do segundo tempo, o meio-campo Ferrugem leva o segundo amarelo e é expulso, deixando o América com um a mais.

"Naquele momento, deveríamos ter colocado um atacante. Mas não. O técnico tirou um atacante e colocou um zagueiro. Deveríamos ter ido para cima, com um a mais", lamentou, ao final do jogo, o atacante Vavá, que só entrou em campo depois da virada do Brasiliense. Virada essa que começou a ser construída em duas cobranças de escanteio. A primeira, Acosta completou para as redes. A segunda, Djavan aproveitou a falha da defesa alvirrubra.

"Não conseguimos repetir a mesma atuação de outras partidas", afirmou o técnico Dado Cavalcanti, também depois do apito final. Antes de encerrar o jogo, inclusive, o árbitro da partida ainda expulsou Bebeto, do Brasiliense, e, por fim, Everton, do América.