A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) vai realizar no próximo dia 2, ás 14h, no ginásio Machadinho, um aulão especial de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2010. O evento faz parte do Programa Universidade para Todos, implantado pela SEEC, e tem como objetivo reforçar a preparação dos alunos concluintes das escolas da rede estadual de educação para as provas que serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. A entrada é franca e aberta aos alunos das redes pública e particular de ensino.

O aulão será apresentado pelo professor Ary Silva, um dos maiores especialistas na apresentação de aulas da língua portuguesa adaptadas para a TV, responsável pela seleção dos candidatos que participam do quadro "Soletrando", do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo de Televisão.

As aulas serão ministradas pelos professores Roberto Silvestres e Alexandre Amaral (Física), Ary Silva (Português), Jorge Negri e Jorge Mourad (Química), Clementino e Luciano (Biologia), Fábio Moreira (História), Diego (Geografia), Helder (Matemática) e Carlinhos (Língua Inglesa).

A SimTV vai gravar o aulão e transmitir em canal aberto, na sexta-feira, dia 5 (véspera das provas do ENEM) e também às 14h, para todo o Estado, através do Canal 17 (Natal) e de sua rede de repetidoras, em diversos municípios. A programação também poderá ser sintonizada através do satélite digital Brasilsat 3.

O Programa Universidade para Todos é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Terra Potiguar (Fundep), o Instituto IESDE e a SimTV. As aulas estão sendo transmitidas pela SimTV, de segunda à sexta-feira, às 07h50, com reprise às 18h; aos sábados, às 08h50, com reprise às 18h; e aos domingos, às 07h50, com reprise às 17h.

A SEEC também distribuiu kits com os DVDs e apostilas das aulas em todas as escolas da rede pública estadual para que os alunos possam complementar o aprendizado com o apoio de professores-orientadores.

O programa beneficia mais de 30 mil alunos, concluintes do Ensino Médio da rede estadual, além de outros 60 mil estudantes da rede privada, uma vez que, as aulas são captadas em todo o Estado. Com esse programa, o Rio Grande do Norte tornou-se o único Estado brasileiro a oferecer preparação específica para os estudantes que farão as provas do ENEM, através de Ensino à Distância em canais abertos de televisão.

Além do Universidade para Todos, a SEEC também está realizando o Programa Complementar de Estudos para Alunos de Ensino Médio. É uma ação complementar de estudos que consiste na aplicação de aulões de reforço para o ENEM, vestibular e concursos, com foco principal no vestibular da UFRN. Os aulões estão sendo realizados nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz, aos sábados e domingos. Em Natal, o local das aulas é o ginásio Silvio Pedrosa do colégio Atheneu.

Fonte: Agência RN