Patu é um município que fica localizado na região Oeste do RN e distante aproximadamente 322 km da capital Natal. Na cidade, a política é acirrada na mesma proporção dos grandes colégios eleitorais. Vários grupos tentam “acertar os ponteiros” para chegarem vencedores nas eleições municipais de 2012.
Foto: Rodrigo Loureiro
A máxima da “vitória pra governo é vitória para prefeito” sempre esteve presente nas rodas de conversa de todos os lugares, devido ao fato das pessoas associarem uma vitória aos apoios que são formalizados. 

Este ano não foi diferente.

O grupo da atual prefeita Evilásia, que tem como liderança o ex-prefeito, esposo e médico Dr. Ednardo Moura, dedicou-se a campanha de Iberê(PSB).

Desde do início da campanha as pesquisas apontavam para a vitória de Rosalba, porém, o médico Ednardo decidiu acompanhar, por lealdade e fidelidade partidária, a posição do PSB no estado.

Muito se especulou sobre a posição dele e da prefeita em apoiar mais uma vez o PSB, pois, na primeira eleição, Wilma havia dividido o apoio dela com o do então prefeito, há época, Possidônio Queiroga(POPÓ). O que acontece é que a popularidade do prefeito (POPÓ) na última eleição de Wilma, em 2006, já estava em baixa, o momento político era favorável para Wilma e para Ednardo e ficou fácil a maioria dos votos e Wilma ganha com maioria na cidade, porém, com o resultado da eleição não foi possível realizar uma dissociação entre os votos de Ednardo e de Possidônio. 

Para Ednardo apoiar Iberê foi motivo de lealdade, pois, o governador havia o ajudado nas eleições municipais de 2008. Mas, a questão é que Rosalba é bem avaliada na região devido à proximidade de Mossoró, onde ela foi prefeita e devido a esse fato, também, do momento político ter sido favorável para a candidata do DEM . 

 Nos tempos atuais, muitos políticos fazem manobras para tentarem ficar sempre em alta. No ditado popular, esses políticos são chamados macacos, pois “ficam pulando de galho em galho.”

Para nós a lealdade, coerência e a honestidade são fatores cruciais na política.

Um exemplo disso será Marina Silva. Estamos aguardando a decisão dela em relação ao apoio para presidente e dessa forma poderemos analisar sua postura política.