Segundo informações do TRE, mais de dois milhões de eleitores no Rio Grande do Norte estão aptos para votar neste domingo, dia 03 de outubro. O Rio Grande do Norte possui 69 Zonas Eleitorais, 1.570 locais de votação, 6.899 seções e 2.246.691 eleitores. Os eleitores irão às urnas escolher, nesta ordem, seus candidatos a deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente. Você pode imprimir aqui sua fila para votar. O horário da votação é das 8h às 17h e há algumas informações que são importantes saber:

Documentos: Na hora da votação, será necessário apresentar apenas um documento oficial com foto. Lembrando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende por documento oficial com foto os originais da carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidades de classe funcionais, certificado de reservista e passaporte. O TSE votou e decidiu no dia 30 de setembro pela não obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor, ou seja, quem portar apenas um doumento oficial com foto poderá votar.

* Atenção jovens: A carteira de estudante não é válida para votar, pois não é considerado documento oficial pelo TSE.

Locais de votação: Se você tem dúvidas sobre o local que vota é possível consultar através do site do www.tre-pe.gov.br. Basta clicar em Eleições 2010, em seguida “Locais e Seções Eleitorais” e por último “Endereço das seções”.

Diferença entre o voto branco e o voto nulo: Na teoria, o voto branco significa o “tanto faz”, não querendo influenciar a votação de nenhum candidato apresentado. Já o nulo significa não querer eleger nenhum dos candidatos apresentados. Na prática, não há mais diferença, pois nenhum deles é somado na conta oficial dos votos de cada candidato. Segundo a lei 9.504/1997 “será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”.

Para justificar o voto: O cidadão que estiver ausente do seu domicílio eleitoral deverá preencher um formulário, colocando nome e número do título de eleitor, que estará disponível nos locais de votação, no TRE da Avenida Rui Barbosa nº320 e na 8ª e 149ª zona eleitoral do Aeroporto dos Guararapes. Outra possibilidade é imprimir o formulário pela internet.

Voto em trânsito: Exclusivo para os eleitores que se cadastraram até o dia 15 de agosto informando a Justiça Eleitoral que não estariam no seu local de votação, no dia 3 de outubro. Quem quiser consultar os locais da votação em trânsito basta entrar no site www.tse.gov.br, na parte de serviços ao eleitor.

Disque Eleitor: Para tirar dúvidas gerais sobre o processo eleitoral,o TRE-PE disponibilizou uma central telefônica que funciona das 8h às 19h. O número é 4009-9400.

Lei Seca: No próximo domingo, 3 de outubro, serão proibidas a venda e o consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes do estado, entre 6h e 18h.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR