A história da cultura do Brasil vem sendo desenhada há anos por nomes revolucionários que mudaram a realidade do país, de norte a sul. No Nordeste, um dos nomes mais conhecidos é o de Antônio Conselheiro, principal nome da Guerra de Canudos.

A história de Antônio Conselheiro será contada na noite desta quarta-feira (6), no espaço cultural Buraco da Catita, na Riberira pelo historiador, jornalista e pesquisador Múcio Procópio.

A palestra conta detalhes de quem era o Conselheiro - e sua peregrinação nos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia - e marca os 113 anos do final da Guerra de Canudos, finalizada no dia 05 de outubro de 1897.

De acordo com Múcio Procópio, Antônio Conselheiro era profundamente católico e começou seu trabalho como peregrino. "Ele andava pelas cidades rezando terço como um profundo católico. Depois, melhorou a oratória e virou beato e em seguida, virou conselheiro que é uma espécie de padre sem ser formado pela Igreja", explica.


Por causa da influência política e social, Antônio Conselheiro também atuou como "rábula" que é um advogado sem formação acadêmica. Na palestra, o historiador Múcio Procópio vai apresentar as petições usadas por Conselheiro e os livros usados para a formação da figura nordestina.


A história conta que Antônio Conselheiro caminhou entre os estados da Bahia e de Pernambuco durante os anos de 1871 e 1897 pregando para as pessoas, foi casado duas vezes eera um profundo conhecedor da estória do nordestino.


Serviço:

Palestra
: História e trajetória de Antônio Conselheiro
Local
: Espaço cultural Buraco da Catita
Data
: Quarta-feira (6)
Horário
: às 20h30min
A entrada é gratuita.