Com a iluminação na cor rosa do prédio do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, a prefeita Micarla de Sousa lançou oficialmente o movimento Outubro Rosa, no início da noite desta terça-feira (5). O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres e toda a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo que mais mata em todo o planeta.

A campanha ocorre desde 2009 na capital potiguar. “Este é um movimento pela vida das mulheres. Faremos o que estiver ao nosso alcance para chamar atenção para este trabalho”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.


A chefe do executivo municipal lembrou ainda que o Hospital da Mulher – Maternidade Leide Morais - localizado na zona Norte de Natal, possui um mamógrafo disponível para as mulheres realizarem o exame de diagnóstico do câncer de mama. “
Além disso, já solicitamos ao Ministério da Saúde a vinda para nossa cidade de um mamógrafo a ser usado de forma itinerante nas comunidades da capital potiguar”, informou a prefeita.

Madrinha


A madrinha do movimento Outubro Rosa em Natal, a empresária Cláudia Galindo, informou que também serão iluminados de rosa na cidade o pórtico dos três Reis Magos, na entrada de Natal pela BR-101, e a praça Pedro Velho (Praça Cívica). “Tive a grata surpresa de ser convidada para participar do movimento, que com certeza terá o grande papel de conscientizar a população para o diagnóstico precoce desse tipo de câncer”, destacou.


Também participaram do lançamento do movimento Outubro Rosa, a presidente da Rede Feminina Contra o Câncer (RFCC), Socorro Aguiar; a presidente do Grupo Despertar, formado por mulheres que já tiveram câncer de mama, Maria Elenir Bezerr
a Mesquita; além do diretor da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer (LNCC), Aluísio Bezerra.

“Todas estas entidades trabalharão em conjunto durante todo este mês de outubro, fazendo a campanha de conscientização com palestras em universidades, escolas, empresas, comunidades, em uma forma de atentar a sociedade para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, informou a presidente da RFCC, Socorro Aguiar.