Florencio Ávalos, de 31 anos, foi o primeiro mineiro a chegar à superfície a bordo da cápsula Fênix, à 0h11 (horário de Brasília) desta quarta-feira, na jazida de San José, norte do Chile. O resgate dos 33 mineiros presos há 69 dias começou às 23h18 da terça-feira, quando o resgatista Manuel González Pavez iniciou uma descida de 17 minutos rumo ao abrigo no qual estavam os trabalhadores.




  • Assista ao resgate ao vivo



  • (No Yahoo! News) Inicialmente previsto para às 20h, o procedimento atrasou por conta de seguidos testes com a cápsula e o guintaste que transportam os trabalhadores soterrados a 622 metros. A cápsula fez duas descidas sem tripulantes antes de finalmente levar Manuel González Pavez ao encontro dos mineiros. Chegando ao abrigo, o técnico começou a explicar como seria o resgate para o grupo e logo preparou a saída de Florencio Ávalos, que iniciou sua subida às 23h55.




    Detalhes do resgate - A CÁPSULA: Os mineiros estão sendo içados para a superfície em uma cápsula de 4 metros de altura e 450 quilos dotada de tubos de oxigênio, equipamento de comunicação e de um sistema de aferição dos sinais vitais de alta tecnologia. Os mineiros usam roupas feitas de material especial, luvas, água e óculos escuros para que não sofram danos oculares depois de tanto tempo na escuridão.
    - PRIMEIRO OS HÁBEIS, DEPOIS OS FRÁGEIS E, FINALMENTE, OS FORTES: Foram identificados quatro mineiros considerados mais hábeis. Estes sobem primeiro pois podem resistir melhor em caso de imprevistos dentro do túnel. Depois é a vez dos frágeis, entre os quais estão os mais pesados, o mineiro que sofre de diabetes e outro que sofre de problemas respiratórios, enquanto que os últimos a sair serão os mais fortes, capazes de seguir colaborando e controlando a ansiedade da espera.
    - CUIDADOS MÉDICOS IMEDIATOS: Cada mineiro que chega à superfície é recebido por médicos e paramédicos da Corporação Nacional do Cobre (Codelco) e da Marinha, que fornecem assistência médica rápida em uma tenda instalada logo ao lado da saída do buraco. Depois, são levados para uma área de estabilização a poucos metros dali, onde recebem soro, algumas vitaminas e antibióticos, além de sofrerem uma avaliação psicológica presencial.
    - ENCONTRO COM FAMILIARES: Depois de verificar que o mineiro está em boas condições físicas, ele é levado a um módulo especial isolado, a poucos metros da tenda médica. Neste local pode se reunir com dois ou três parentes.
    - VIAGEM DE HELICÓPTERO PARA O HOSPITAL: Depois, serão levados de ambulância para um heliporto na mesma mina e levados em helicópteros militares para uma base militar (em um trajeto de cerca de 12 minutos) e de lá percorrerão em uma ambulância cerca de 300 metros em direção a um hospital estatal da cidade de Copiapó. Eles passarão pelo menos 48 horas no local para uma revisão mais exaustiva.
    Veja uma colagem dos retratos dos 33 mineiros soterrados: