Muitas pessoas receberam hoje(25) recados de seus amigos dizendo: Bom Sabado. Este é um worm que tem atacado o serviço de rede social hoje. O Orkut é muito popular no Brasil e Índia, e nestes dois países as páginas de recados dos orkuteiros estão repletas de mensagens de Bom Sabado.
 
Ao que tudo indica, a falha tem caráter XSS. Ou seja, um código armazenado em outro servidor é executado pelo navegador quando o usuário acessa o Orkut. É similar ao que aconteceu no Twitter na semana passada, quando outro código malicioso fazia com que os usuários publicassem atualizações sem autorização.

Além disso, o Bom Sabado, adiciona diversas comunidades ao perfil infectado. Funcionários do Orkut e profissionais de segurança aconselham os usuários a não entrar no Orkut até que limpar o Worm.


Orkut tem atualizado suas características há 3 meses e não é a primeira vez que o Orkut tem afetado por esse tipo de Worms.


Se você entrou no Orkut, basta limpar o cache/cookies do seu navegador e mudar sua senha do Orkut através do site www.google.com/accounts.

Por Gleydson Costa (TN)