A avaliação divulgada esta semana pelo Ministério da Educação e Cultura em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb apontou uma melhoria na classificação de São Gonçalo do Amarante. O município que antes tinha o pior índice da Região Metropolitana, passou de 2,8 para 3,2, e agora ocupa a posição de número 84, subindo 16 posições.
A melhoria no Ideb de São Gonçalo é reflexo do trabalho realizado pela atual administração, que instituiu um Programa de Incentivo à Educação Básica. O projeto de lei de 1.169 de 16 de julho de 2009, aprovado pela Câmara Municipal, estabelece um reajuste de 5% para os professores e funcionários da unidade de ensino melhor avaliada pelo MEC e uma premiação para o aluno destaque no valor de R$ 1.500,00 dividido em três parcelas.
Na manhã desta quinta-feira (8) O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, garantiu que vai honrar com o compromisso e premiar professores, funcionários e o aluno da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida. A unidade de ensino apresentou o melhor desempenho.
“A educação é uma das prioridades da nossa gestão. Estamos investindo 45% dos recursos próprios nessa área, mais do que obriga a Lei de Responsabilidade Fiscal. Recebemos os números do MEC com muita satisfação, mas entendemos que os resultados do trabalho de melhoria do ensino de São Gonçalo serão ainda mais expressivos no futuro”, disse Jaime Calado.