A seleção brasileira estreou hoje na Copa do Mundo da África do Sul. No estádio Ellis Park, em Johanesburgo, o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 a 1. Maicon e Elano fizeram os gols da 19° estreia brasileira em Mundiais. Yun Nam descontou para a Coreia do Norte.







Com 62 mil pessoas nas arquibancadas, o Brasil entrou em campo com a equipe considerada titular. O time de Dunga teve mais posse de bola, mas não conseguiu chegar à meta norte-coreana.







Com Kaká muito apagado e mal fisicamente, a equipe se movimentou pouco e abusou dos toques de lado, sem objetividade. Robinho, quase sempre pelo lado esquerdo do campo, foi o melhor homem em campo.







A equipe norte-coreana tentou diminuir os espaços no meio-campo desde o início da partida e formou uma linha de cinco na zaga. No ataque, isolados,  Hong Yong Jo, camisa 10 e Jong Tae Se, o Rooney asiático.







Com os dois gols de hoje, a seleção brasileira chegou a 43 marcados em jogos de estreia. Nas 19 Copas disputadas, a zaga sofreu somente 16 gols, venceu 15 jogos, empatou dois e perdeu dois. As derrotas ocorreram nas duas primeiras edições, contra a Iugoslávia, em 1930 e a Espanha, em 1934.


Desde de 1970, nos 4 a 1 contra a Tchecoslováquia, a seleção não fazia mais de dois gols na partida inicial.