O Senado Federal aprovou na madrugada desta quinta-feira (10) o projeto de capitalização da Petrobrás que foi relatado pelo deputado João Maia (PR/RN) em Comissão Especial da Câmara dos Deputados e aprovado pelo plenário daquela Casa em novembro do ano passado.

O senador Delcídio Amaral (PT/MS), relator da matéria no Senado, considerou irretocável o projeto elaborado por João Maia e, por isso, rejeitou as cinco emendas apresentadas por senadores. O plenário do Senado acompanhou o voto do relator, aprovando na íntegra o projeto de Maia.

A capitalização da Petrobrás para a exploração do pré-sal foi aprovada por 46 votos a favor, sendo 44 votos registrados em painel e dois deles proferidos oralmente pelos senadores Rosalba Ciarlini e Francisco Dorneles (PP/RJ). Os votos contra foram 6 e as abstenções, 5.

“Eu me sinto realizado diante deste resultado esmagador da votação no Senado, com 80% de aprovação dos senadores presentes, porque demonstra que o trabalho realizado por mim, com a colaboração da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, foi o melhor para o Brasil”.

O projeto é o primeiro entre os quatro do pré-sal a seguir para sanção presidencial.