A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na manhã desta sexta-feira (30) o projeto São Gonçalo Unido Contra a Dengue. A campanha traz o slogan “De Mãos Dadas Contra a Dengue” e tem o objetivo de formar uma rede de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O evento foi prestigiado pelo prefeito Jaime Calado e pelo diretor superintendente do grupo Nordestão, Manoel Etelvino. A empresa é parceira da prefeitura de São Gonçalo e no ano passado desenvolveu a campanha “A Gente Contra a Dengue”, mobilizando 11 escolas públicas do município. “Eu fico muito envaidecido pelos resultados obtidos em 2009. Temos todo o interesse em continuar com a parceria”, disse Manoel.
No projeto estão envolvidos cerca de mil pessoas entre idosos e alunos do Projovem, que desde o dia 20 deste mês participam de capacitações. Esses grupos vão atuar como agentes multiplicadores das ações de prevenção. A campanha está sendo desenvolvida pelo setor de educação e saúde do município com a participação das Secretarias de Educação, Serviços Urbanos, Agricultura e Assistência Social.
Segundo o idealizador, João Pedro, o diferencial está na transversalidade dos temas. “O foco principal é o combate à dengue, mas vamos trabalhar as orientações sobre alimentação saudável, prática esportiva, atividades culturais e hortas comunitárias e individuais. Nessa última ação vamos utilizar os pneus apreendidos pelos agentes de saúde”, ressaltou.
A meta é reduzir o Índice de Infestação Predial para menos de 1%. Em dezembro de 2008 esse número era de 4,9%, sendo reduzido pela atual gestão para 1,7% em dezembro de 2009, e atualmente está em 1,6%. No ano passado a Coordenadoria de Endemias de São Gonçalo conseguiu reduzir em 90% as notificações dos casos de dengue em relação ao ano anterior. Nos primeiros meses de 2010 foram 18 notificações sem nenhum caso confirmado como positivo.
Jaime Calado, que é médico sanitarista, comemora o lançamento de mais um projeto de combate à dengue. “Não se trata apenas de uma campanha, o que estamos lançando é um projeto de saúde e mudanças de hábitos.  Estou confiante que vamos atingir a meta e promover qualidade de vida”, enfatizou.
Outra peculiaridade do projeto “De Mãos Dadas Contra a Dengue” é fazer com que os envolvidos adotem os domicílios em volta das suas casas para orientar vizinhos de como atuar no combate ao mosquito transmissor da doença.