O I Seminário de Gestores do Programa ProJovem Urbano Estadual mobilizou técnicos do Pólo Assu durante essa sexta-feira (12). O evento, realizado no auditório da Câmara Municipal de Assu, foi dirigido aos gestores das instituições ligadas ao programa com o interesse de discutir as diretrizes da implementação no pólo Assu, que abraça, além desse município, as cidades de Angicos, Carnaubais, Ceará Mirim, Itajá, João Câmara, Lajes e Touros.
O seminário, promovido pela Secretária Estadual do Trabalho, da Habitação e da  Assistência Social (Sethas), contou com a presença do titular da Sethas, Gercino Saraiva, da coordenação do programa no estado e de gestores públicos, como os prefeitos de Assu (Ivan Júnior), Carnaúbas (Luiz Cavalcanti), Touros (Luciana Farias), Lajes (Benes Leocádio), Itajá (Hélio Araújo) e do vice-prefeito de João Câmara, Tico Melo.
“Na reunião, discutimos e esclarecemos todas as questões que envolvem a implantação do programa em cada município, desde a seleção de pessoal e metas a serem contempladas a responsabilidades de financiamento do governo federal, do estado e dos municípios” explica a coordenadora executiva do programa Fátima Barbosa. 
O mesmo seminário foi ministrado na quinta-feira (11) no Centro Administrativo do município de Caicó, para a apresentação do plano de implementação do Projovem 2010 no Pólo Caicó, que integra além desse município, as cidades de Currais Novos, Ceará Mirim, Lagoa D’antas, Monte Alegre, Parelhas, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante.
Com a implantação dos dois novos pólos do Programa Projovem Urbano no Rio Grande do Norte, seis mil jovens serão beneficiados com ações de qualificação profissional e participação cidadã no estado.
Projovem Urbano
O ProJovem Urbano funciona a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e o Governo Federal. O projeto tem como meta elevar o grau de escolaridade de jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, ao mesmo tempo em que oferece qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho.
O programa tem vários alcances, tais como a re-inserção dos jovens no processo de escolarização, identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho, além da participação em ações coletivas de interesse público, inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e a ampliação do acesso à cultura.