Duas modernas unidades de atendimento em cidadania foram entregues à população da Zona Norte, nesta segunda-feira(08). Como foi Informado pelo Notícias do RN, o  Presidente do STF viria a Natal para realizar a inauguração.

Segundo informações do TRE-RN, essas unidades funcionarão no mesmo local, o Shopping Estação, localizado na Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2300, a Central do Cidadão e a Casa da Justiça e Cidadania, a primeira pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte e a segunda é uma estrutura criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2008. Inauguraram as instalações, o presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a governadora Wilma de Faria, com as presenças dos presidentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Expedito Ferreira de Souza e o do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Godeiro.

Também compareceram o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF 5a), Luiz Alberto Gurgel de Faria, e do corregedor da Justiça estadual, desembargador João Batista Rebouças, da prefeita Micarla de Sousa e do titular da pasta estadual da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda.

O presidente do TRE/RN foi uma das autoridades que assinaram o termo de cooperação para o funcionamento dos projetos da Casa da Justiça e Cidadania (foto).

Gilmar Mendes chamou a atenção para a reunião de tantos serviços em um mesmo local. Disse que a Casa vai ser um local de desenvolvimento de ações práticas sobre a Justiça, oferecendo palestras e orientações sobre como acessar ao Poder Judiciário. Destacou ainda, a campanha empreendida pelo CNJ para dar uma chance as pessoas que cumprem suas penas. “Nenhum país teve um projeto de segurança pública bem sucedido sem ter promovido a reinserção social de ex-presidiários”, enfatizou o presidente do Supremo.

A Casa da Justiça e da Cidadania vai oferecer diversos tipos de serviços do Judiciário em uma única instalação e de maneira gratuita. Além de palestras, estarão disponíveis à população, atendimentos de advocacia voluntária, audiência de conciliação, ouvidoria, regularização fundiária e posto de atendimento permanente do Tribunal Regional Eleitoral. Integram o Comitê da Casa da Justiça e Cidadania em Natal o Poder Judiciário Estadual, TRE/RN, Tribunal do Trabalho, Justiça Federal, Ministério Público, Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), além de contar com a parceria de universidades, prefeitura e governo do Estado.

A Coordenadora do Comitê no Rio Grande do Norte é a juíza de Direito, Zeneide Bezerra, que esteve à frente da organização do lançamento de mais uma obra voltada ao desenvolvimento da cidadania.