Janduís fortalece política municipal de habitação

Secretária da SEMTHAS fala sobre a política municipal de habitação que será desenvolvida durante o ano de 2010

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Janduís vem trabalhando com bastante firmeza as políticas públicas no setor habitacional. Somente em 2010, segundo informações da Coordenação de Habitação, a Prefeitura deve entregar mais 185 unidades habitacionais nas zonas urbana e rural de Janduís.

Para a secretária da SEMTHAS, Nailka Alencar Saldanha, a ação é fruto de um trabalho constante realizado pela secretaria no sentido de minimizar o déficit habitacional e garantir o desenvolvimento local. Segundo Nailka, ao investir forte no setor o Município garante estímulo à empregabilidade e aquecimento no comércio. "Muitos pais de famílias trabalham nas construções e isso gera renda para a comunidade e faz com que o nosso comércio se fortaleça como um todo, pois há mais recursos circulando pela cidade", justificou.

A Prefeitura de Janduís deve entregar esse ano 30 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida Urbano (com contrapartida do Governo do Estado que subsidiou os beneficiários), 100 casas do Programa Carta de Crédito FGTS e 25 casas do PSH para a zona rural, em parceria com os governos Federal e Estadual. A SEMTHAS também já está encaminhado à Caixa Econômica Federal projetos de mais 30 casas para o Minha Casa, Minha Vida Rural.
Recentemente, a SEMTHAS e o Governo do Estado também fizeram a entrega de 100 cheques reforma em cerimônia realizada na Casa da Música de Janduís. "Foi mais um projeto importante que conseguimos realizar nesse ano de 2010, mostrando que o Município dispõe de uma política planejada que está conseguindo melhorar as condições de vida de nossa população", afirmou Nailka Saldanha. Nesse dia, o Município também entregou mais duas casas oriundas de recursos do PAC. "Um projeto de 40 casas que entregamos ano passado e que sobraram recursos para beneficiar mais duas famílias", assinalou.


Ela ainda revelou que o Município está empenhado em conseguir mais 120 unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esse conjunto dispõe de toda uma infraestrutura de praça, unidade de saúde, pavimentação. "É um projeto que seria bastante representativo para a política municipal de habitação que estamos implementando", completou.

De acordo com o prefeito Salomão Gurgel, o Município vai continuar encaminhando outros projetos habitacionais para a população mais carente. "Nossa ação visou a desburocratização de todo o processo. Com isso, conseguimos potencializar o setor de construção civil em Janduís e garantir a casa para o nosso cidadão.", afirmou o Prefeito de Janduís.

O incentivo ao setor de construção civil é uma das ações trabalhadas no projeto do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O Município realizou cursos de pedreiro, em parceria com o Senai, e esse pessoal foi absorvido pelas empresas de construção da cidade. Com a quantidade de projetos que executados em Janduís, o comércio cresceu, pois há mais renda circulando pelo Município. Na semana passada, técnicos do Sebrae conheceram de perto Janduís e tiveram a oportunidade de conversar com beneficiários dos cursos de qualificação, comerciantes, empresários e com a equipe da Prefeitura e verificar in loco a veracidade e credibilidade do proejto apresentado pelo município de Janduís.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Janduís - RN