Ao todo foram 43 municípios do Rio Grande do Norte contemplados com a edição 2008 do Selo Unicef.

 

O Governo do Estado entrega neste sábado (27), a última etapa da entrega de veículos doados aos municípios vencedores da edição 2008 do Selo Unicef. A cerimônia acontece na cidade de Mossoró, às 11 horas, na Avenida Alberto Maranhão, S/N Centro, em frente ao novo Restaurante Popular, que também estará sendo inaugurado pela governadora Wilma de Faria. O titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) Gercino Saraiva, integra a comitiva da chefe do executivo estadual.

 

Na ocasião, os carros serão entregues aos municípios de Baraúna, Itaú, Encanto, Lucrécia, Luis Gomes, Major Sales, Riacho de Santana, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Mossoró, São Miguel e Pau dos Ferros. A premiação de veículos para os municípios vencedores do Selo Unicef foi instituída pela governadora Wilma de Faria, no ano de 2008, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e de estímulo às ações em defesa da criança e do adolescente. Desde a sua criação, foram 43 municípios contemplados com o recebimento do prêmio.

 

A próxima edição do Selo Unicef já foi lançada e terá a duração de quatro anos, acompanhando toda a gestão dos governantes municipais. No Rio Grande do Norte, foram 166 municípios inscritos, comprometendo-se a desenvolver ações de melhoria nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes, concorrendo à certificação dada pela instituição de renome internacional.

 

Para entender o Selo

 

O Selo Unicef foi criado pelo escritório do Unicef para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Lançado em 1999 inicialmente no Ceará, tem o objetivo de mobilizar gestores municipais e comunidades em torno da melhoria dos indicadores sociais da infância e da adolescência e efetivação dos direitos de meninas e meninos, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os municípios que transformam positivamente seus indicadores recebem, ao final da edição, um certificado de reconhecimento internacional e o direito de utilizar a logomarca do projeto.

As edições iniciais do projeto (2000, 2002 e 2004) foram sendo aperfeiçoadas, junto com os municípios, para impulsionar as articulações por melhores políticas públicas, cujos resultados se revelaram por meio da contribuição às ações governamentais e municipais na redução da mortalidade infantil, do aumento no número de crianças matriculadas e freqüentando a escola e da instalação de conselhos tutelares e de direitos.

Desde 2006 o Projeto Selo Unicef, apoiado pela Petrobras, foi ampliado e abrange todo o semi-árido brasileiro. A partir de 2009, a edição terá a duração de 3,5 anos e o projeto também passou a ser implantado na Amazônia. A base da metodologia foi utilizada ainda para gerar a Plataforma dos Centros Urbanos, que mobiliza pelos direitos de crianças e adolescentes.




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes