A governadora Wilma de Faria participa nesta quarta-feira da festa de 119 anos de emancipação política do município de Taipu, localizado a 47 km de Natal. Para comemorar a data, a prefeitura promove uma programação variada de eventos, desde o último sábado (6), até amanhã. As comemorações têm início às 22h e contará com shows musicais das bandas Forró da Pegação e Cavaleiros do Forró, após o show pirotécnico.

A festa, que começou com um culto de Ação de Graças, na igreja Assembleia de Deus, na praça Desembargador Oswaldo Cruz, terminará nesta quarta-feira, com um dia cheio de atividades: Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento (9 horas); atividades esportivas (14 horas); e bingo gratuito, na praça Oswaldo Cruz (20 horas). A partir das 22h, sobe ao palco a Forró da Pegação e Cavaleiros do Forró, após o show pirotécnico, que ocorrerá à meia-noite, no palco principal da praça.

Os cidadãos de Taipu também participaram da 2ª Cavalgada de Emancipação Política, no último domingo; de palestras educativas e exames preventivos para a saúde da mulher, ontem, no Dia Internacional da Mulher; e ainda puderem assistir a final do Campeonato de Futsal "Copa 10 de Março", além de conferir o cinema na praça.

A cidade desmembrou-se de Ceará-Mirim em 1891. Segundo dados do IBGE, em 2007, estima-se que a sua população era de 11.768 habitantes. O povoamento da região teve início no aldeamento situado nas terras da Fazenda Tabuleiro do Barreto, onde foram encontrados muitos objetos de fabricação indígena. Outros sinais da forte presença de tribos indígenas na região também foram achados na Lagoa do Tapuio e em outras fazendas da localidade.