Geralmente se escuta, e os últimos anos não foram diferentes, que os motivos para uma greve sempre tem a reivindicação salarial como ponto de partida. 
Porém, os agentes de Saúde e endemias de Parnamirim desta vez resolveram paralisar o serviço de fiscalização e combate a dengue e demais endemias por não possuírem condições para o trabalho.
A classe reivindica que materiais simples para a realização do trabalho não estão sendo disponibilizados pela Prefeitura.
Botas de proteção e fardamento são os principais utensílios que a Classe solicita da prefeitura. Para se ter uma idéia os homens agentes de endemias já estão com o fardamento totalmente rasgado e usar outras roupas dificultaria a identificação junto aos moradores.
Segundo uma agente de Endemias de Nova Parnamirim já se cessou as tentativas, e os pedidos ao Prefeito Maurício Marques e ao Secretário de Saúde Marciano Paizinho nunca são atendidos, porém, os agentes salientam que a secretaria de saúde está se empenhando em disponibilizar o material simples de trabalho, mas sabem que a verba deve vir do executivo que não está se mobilizando.
Os agentes informaram ao site que ficou acertado que a Secretaria disponibilizaria o material ainda nesta segunda-feira e nos comprometemos de averiguar junto a prefeitura as denúncias caso não seja concretizado a distribuição do equipamento de trabalho e do fardamento.