O jovem Diogo Gonçalves, natalense de 16 anos e morador no Paço da Pátria, uma das áreas mais carentes da capital, é a mais nova revelação da dança potiguar. Aluno a três anos da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), vai representar o Rio Grande do Norte e o Brasil no Youth American Gran Prix, festival de dança contemporânea balé no estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), no período de 21 a 27 próximo.
Na manhã desta quinta-feira (18) Diogo foi recebido pela governadora Wilma de Faria, a quem agradeceu o apoio recebido. Ele chegou ao Gabinete da governadora acompanhado da diretora do Teatro Alberto Maranhão, Hilneth Correia, da diretora geral da Escola de Dança do TAM, Márcia Bulhões, da diretora artística da Escola, Solange Gameiro, e do ensaiador e maitre da EDTAM, Samy Passos.
Diogo foi selecionado para participar do festival de dança nova-iorquino depois de uma apresentação em Fortaleza e cuja participação lhe rendeu o primeiro lugar – na categoria balé clássico adulto – e um passaporte para a tão sonhada apresentação internacional em Nova Iorque. 
Há 22 anos na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Solange Gameiro ressaltou que nunca um governo apoiou tanto as ações da EDTAM quanto o governo Wilma de Faria. “A maior parte dos nossos alunos vem de escolas públicas e apoio de um governo a uma atividade que eles gostam de fazer tem transformado a realidade social de praticamente todos eles”, frisou.
 
Wilma de Faria lembrou que “através do apoio à cultura é possível fazer inclusão social”, daí porque o seu governo tem levado ações de incentivos à arte e a cultura do Estado. 
Atualmente e Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão tem cerca de 600 alunos matriculados.  De lá, já saíram bailarinos para outras escolas, inclusive de renome internacional, como o Balé Bolshoi, e outros tantos foram atraídos para cá.  
O embarque de Diogo para Nova Iorque está previsto para a madrugada desta sexta-feira (19