O Rio Grande do Norte terá cobertura total do Samu ainda este semestre. O assunto foi o principal tema da reunião entre a governadora Wilma de Faria e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ocorrida ontem em Brasília. Agora no mês de março chegarão ao Estado 64 novas ambulâncias, que viabilizarão o atendimento médico de urgência em todas as cidades do Rio Grande do Norte.

Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, os 10% restantes.

A governadora também conversou com o ministro Temporão sobre a implantação de mais um hospital de referência para a região Metropolitana de Natal e da implantação da UTI neo-natal em Mossoró. Durante a audiência, o ministro assumiu o compromisso de equipar os nove novos leitos da UTI neo-natal de Mossoró, que já atendem hoje toda a região Oeste do Estado.

A partir do segundo semestre, os governos federal e estadual, numa parceria conjunta, passarão a realizar a cirurgia bariátrica para tratamento de obesidade mórbida através do SUS, de forma gratuita para casos com indicação médica. Também será aumentado o atendimento a pacientes renais na rede do SUS do Rio Grande do Norte.

UFERSA - Antes do encontro com o ministro da Saúde, a Governadora esteve no Ministério da Educação e confirmou: além de Caraúbas, Pau dos Ferros terá um Campus avançado da Ufersa. A governadora Wilma de Faria conseguiu incluir a implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, no Plano Nacional de Educação (PNE) ainda este semestre. A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro se comprometeu a vir ao Estado para anunciar pessoalmente a novidade.

O Campus Avançado de Pau dos Ferros vai atender a toda a região do Alto Oeste, abrangendo a demanda de mais de 50 municípios. A única unidade da universidade no Rio Grande do Norte está instalada atualmente em Mossoró, mas com o projeto de descentralização da educação, a governadora vem lutando para implantar mais dois campus no Rio Grande do Norte: um em Caraúbas, com processo de implantação já em andamento, e outro em Pau dos Ferros.

Acompanharam a governadora Wilma de Faria nas audiências as deputadas federais Sandra Rosado e Fátima Bezerra.