Uma parceria firmada entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater) e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante está beneficiando produtores rurais do município. O convênio entre os órgãos visa o desenvolvimento do programa Produção Agro-ecológica Integrada e Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O programa consiste na distribuição de kits de irrigação para incentivar o pequeno produtor agrícola inscrito e que comprove a titularidade da terra. Em São Gonçalo já foram contemplados 15 agricultores que receberam os equipamentos do Sebrae. Cada kit é composto por um reservatório de água, um sistema de irrigação por gotejamento com bomba e capacidade para irrigar meio hectare de terra e ainda um criatório para criação de até 50 aves.
A unidade do kit custa R$ 5 mil e a entrega é feita sem custos para o beneficiado. O engenheiro agrônomo da Emater, Wellington Arcoverde, informou que os agricultores também recebem acompanhamento técnico para a correção do solo, mediante a análise de especialistas.  "Na segunda etapa do projeto outros 15 produtores vão ser beneficiados com os equipamentos doados pela Emater. Esse incentivo vai permitir que os agricultores impulsionem a produção", acrescentou.
O convênio ainda vai permitir que os agricultores possam comercializar as verduras e hortaliças. A produção será absorvida pelo Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta e o Programa da Merenda Escolar da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante que terá o compromisso de adquirir do produtor local 30% do total consumido em verduras e hortaliças na alimentação dos alunos da rede pública de ensino.
Antônio Oliveira foi um dos produtores beneficiados. Ele e mais um amigo estão tocando a plantação que conta com coentro, pimentão, alface, quiabo e couve-flor. "Essa forma de gotejamento facilita muito a vida da gente. Basta ligar a torneira e o sistema funciona sozinho. Não existe mais necessidade de ficar aguando. Acredito que daqui a uns 40 dias estarei fazendo a minha primeira colheita", disse. 
Fotos: Rogério Vital