O encontro surgiu na precisão de definir prioridades para elaboração de um plano de ações para o ano de 2010 na Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Durante os dois dias foram analisados, temas como o Enfrentamento a Pobreza, Trabalho e Renda, Programa Desenvolvimento Solidário, Artesanato, Assistência Social e Segurança Alimentar. Para o coordenador do Programa Cidadão Sem Fome, Sergio Câmara, o evento pode ser adjetivado com três nomes: positivo, proveitoso e relevante. “Nessa vida tudo necessita de planejamento. É pensando em 2010 que estabelecemos compromissos e metas para serem atingidas por meio de uma integração de todos os setores. Depois, com clareza, a ações deverão ser efetivadas e colocadas em vigor”, ressaltou. 

O encontro aconteceu na Casa de Repouso Nossa Senhora das Neves, com o título Seminário de Planejamento Estratégico da Sethas. Todo o evento foi coordenado pelo titular da pasta, Gercino Saraiva Maia. O coordenador considerou que a proposta desse encontro é fundamental para avaliar a política social que está sendo desenvolvida pelo Governo do Estado, ao mesmo tempo, identificar as dificuldades, problemas e formas de superação. ”A partir do instante que se tem o diagnóstico do que está acontecendo, nós damos o segundo passo que é o de reparar falhas; ou ampliar os caminhos já traçados ” ressaltou.
 O titular da secretaria ainda recordou das benfeitorias ocorridas nos últimos tempos no que diz respeito às políticas publicas sociais. ”Nos últimos sete anos ocorreu um crescimento  no campo social do RN. O número de beneficiados foi ampliado juntamente com a área de cobertura  e a qualidade do trabalho. O resultado é o RN servindo de referência e estímulo para outros distritos do país" pontuou. 

Segundo a técnica do Programa Projovem Adolescente, Fátima Abrantes, o trabalho anteriormente era desenvolvido em cada unidade distinta. Com o seminário o antigo paradigma foi quebrado. “Antes todos os programas desempenhavam suas funções de maneira isolada, a partir de agora, eu posso falar de outros projetos com propriedade. O conhecimento não serve para nós, mas para os usuários, as comunidades e as prefeituras que estão em constante relação conosco”, destacou.  Até a próxima quarta-feira, todos os grupos formados durante o encontro vão entregar um documento titulado “Quadro Sintético de Ações”, que vai funcionar como um “guia” das responsabilidades, metas, tempo de conclusão e maneira de execução das respectivas atividades
para 2010.