Em entrevista a rádio 98 FM de Natal, nesta quinta-feira (10), o deputado federal João Maia falou sobre sua atuação como parlamentar em defesa do Rio Grande do Norte, relatoria do Pré-sal, verbas federais para reformas em rodovias, política e eleições 2010.

Entrevistado por mais de 40 minutos pelo apresentador Robson Carvalho, João Maia começou falando sobre seu Projeto de Lei, que foi entregue a Câmara dos Deputados e que determina médicos recém-formados em universidades públicas a trabalhar durante 1 ano no Programa de Saúde da Família, tendo a garantia de remuneração e todos os direitos trabalhistas. João Maia afirmou que fez um grande estudo e ouviu vários profissionais da saúde antes de elaborar o Projeto de Lei. “É preciso resolver o problema da falta de médicos no serviço público e garantir a população mais carente um atendimento de saúde que funcione”, declarou.

João Maia também comentou sobre o pré-sal, o que pode mudar no Brasil depois dessa descoberta e a necessidade de aproveitar toda a riqueza para garantir uma mudança na educação do País. “Acredito que só através da educação podemos acabar com a diferença de oportunidades que os jovens que estudam nas escolas públicas têm em comparação com aqueles que estão nas escolas particulares, garantindo assim uma igualdade digna de um país desenvolvido”.

Sobre política e eleições 2010, o deputado foi enfático: Nunca existiu um convite para ser vice na chapa de Iberê. Tenho sim conversado com o vice-governador, mas sobre projetos para a melhoria do Estado, como aliado do governo Wilma Maia. João Maia também garantiu que continua com o acordo com o deputado estadual, Robinson Faria, mas que aguarda o momento certo para uma conversa, já que Robinson passa por um momento delicado, com um problema de saúde na família. João Maia também afirmou que tem tido algumas conversas políticas, como por exemplo: a que aconteceu nesta quinta (10) durante um café da manhã com o senador José Agripino. Sobre a Unidade Popular, João Maia revelou que “perdeu forças” e que a terceira via está perdendo tempo. “Acredito que a terceira opção seria mais justa com os potiguares, pois permitiria ao eleitor mais uma opção de escolha já que existe o segundo turno. “Eu não

vejo ninguém se preocupar com um projeto para o Estado. Só escuto falar quem é o

candidato de quem. Pensar no futuro do Estado, nos jovens, no trabalhador, na geração de emprego, na melhoria da saúde, da segurança, do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, ninguém pensa”, argumentou João Maia.

O deputado João Maia fez questão de declarar seu apoio ao candidato que tiver o apoio do presidente Lula por entender que seu partido, o PR, é aliado ao Governo Federal e que através do PR tem conseguido, junto ao Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a recuperação de 100% das rodovias federais do Rio Grande do Norte. João Maia aproveitou para citar obras do Dnit e dizer que esteve reunido nesta quarta-feira (09) com o ministro e que ele garantiu recursos para a construção de uma ponte na região Oeste e a entrada da cidade de Assú. “Qualquer decisão que eu tome em relação a 2010 será junto ao PR nacional”, afirmou.

Já no final do programa, o deputado recebeu uma declaração de um ouvinte que ligou para rádio para dizer: João Maia é um político apto a exercer qualquer cargo.