O Carnatal deste ano foi marcado por várias situações que tentaram tirar o brilho de uma festa que já está na sua 19ª edição.
Primeiro foram os constantes boatos que esse ano não haveria a Micareta. Algumas pessoas do interior deixaram de vir pensando que esse ano não tinha o Carnatal.
Além dos boatos da não realização da festa, outras “conversas” andaram rodando por aqui, como a doença de Bell Marques e a possibilidade dos foliões do Nana terem um Carnatal 2009 sem Chiclete com Banana.
Mas a de Bell foi Superada, a prova disso foi a sua presença este ano.
Falando em Rodar, outra história mais séria que perdura até agora é a questão da Epidemia de Gripe Suína. Com certeza essa foi a maior vilã dos empresários do Carnatal e da Sociedade.
Quando começaram a reaparecer na mídia novos quantitativos de morte por H1N1 no estado, iniciou-se uma série de questionamentos sobre a Doença das Aglomerações, a gripe A.
Várias pessoas se posicionaram, com razão, contra a realização de uma festa que é Tradicional no calendário do Estado e do Brasil, O Carnatal.
Entre essas pessoas o Secretário de Saúde preocupado com a população alertou sobre a possibilidade de um aumento no número de casos em decorrência da festa, da aglomeração de pessoas e das relações pessoais (Beijos) existentes na folia anual e que seriam condicionantes ao contágio.
Além do Secretário, o Conselho de Saúde se pronunciou em Coletiva destacando os riscos do contágio no Carnatal e até alertou para que os foliões tivessem cuidado e realizasse os procedimentos de higiene comuns como lavar as mãos, não compartilhar copos e nem garrafas de bebida, não beijar pessoas que estão no grupo de risco ou com suspeita de gripe e até aconselharam a não virem para a festa aqueles que possuíam defesas baixas no organismo.
A saúde, apesar de tardia, estava certa quanto à prevenção.
Muitos pais, preocupados com os filhos, não os deixaram fazer presentes na Micareta.
Por esses e outros motivos a diminuição da quantidade de pessoas nos Blocos do Carnatal esse ano foi notória.
Mas, com todos os boatos e situações cotidianas como a questão do H1N1, o Carnatal terminou e completou mais um ano de vida.
Com o término dessa festa de 2009, fica a dúvida: E 2010?
Muitos se perguntam, pois no próximo ano estão marcadas as demolições e a construção da Arena das Dunas que é a estrutura preparada para a Copa 2014.
Já se especula sobre a mudança do local. Uns chegam a falar em Via Costeira, outros, por sua vez, falam em Cidade Verde ou no Prolongamento da Prudente de Morais.
Existe uma vertente que já fala em um Carnatal Fechado no estilo Indoor e muitos já criticam a opção, pois consideram que a festa deve ser na rua.
Para alguns, também, a construção da Arena das Dunas não interferirá no Carnatal e em 2010 não haverá mudanças.
Seja como for, fica a dúvida:
E você o que achou do Carnatal 2009? E em sua opinião onde deveria ser o Carnatal 2010 caso ele precisasse mudar de lugar?
De qualquer forma, parabéns aos organizadores do Evento.