Os Católicos Mossoroenses, como é tradicional, irão neste domingo realizar mais uma procissão de Santa Luzia. O cortejo terá início às 17h, logo após a última missa dos romeiros, celebrada na praça Vigário Antônio Joaquim.

Todo ano os Mossoroenses iam às ruas da cidade, juntamente com o Monsenhor Américo Simonetti para realizarem esse grande evento religioso, porém, este será o primeiro ano da Festa de Santa Luzia sem a presença de Pe. Américo.

Segundo Adriana Morais do Jornal O Mossoroense, a inesquecível frase "Mossoró com alegria saúda Santa Luzia" será ecoada com um som de nostalgia. Ao mesmo tempo, o enunciado é uma forma de manter viva nos paroquianos a memória do religioso que deu à festa da padroeira do município a proporção que tem hoje.


A procissão sairá de frente à Catedral de Santa Luzia e percorrerá a avenida Dix-sept Rosado, avenida Dix-neuf Rosado, rua Marechal Deodoro, rua Rodrigues Alves, rua Melo Franco, avenida Augusto Severo, rua Santos Dumont e rua Idalino de Oliveira.

Conforme a organização, ao chegar em frente ao Cemitério São Sebastião, a comissão organizadora da festa fará uma breve parada. Na ocasião, os fiéis são convidados a orar pela alma de monsenhor Américo Simonetti. O homem que fez da Festa de Santa Luzia e da Igreja de Mossoró seu motivo de vida e pedem, também para os fiéis que moram nas proximidades da igreja ou nos trechos que a santa vai passar para que enfeitem suas casas e coloquem um rádio ligado na transmissão da festa. "É uma maneira de deixar a ocasião ainda mais bonita", afirma a organização.


O percurso será encerrado na praça Vigário Antônio Joaquim, com a bênção solene. Na chegada da procissão, a cantora Joana entoará junto com os milhares de fiéis o hino popular de Santa Luzia, que é o maior símbolo religioso da população local.




Algumas Informações do Jornal O Mossoroense