Depois de assinar convênio com o Ministério das Cidades, o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos, negocia a liberação de três projetos com o Ministério do Trabalho: a construção de uma Central do Trabalhador, a implantação de projeto de capacitação de jovens e outro de qualificação de mão-de-obra para aproveitar as oportunidades que surgirão nos próximos anos com a construção do aeroporto de cargas de São Gonçalo do Amarante e a realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal.

No "Juventude Cidadã", os alunos terão, ao longo de dez meses, aulas com as disciplinas próprias do Ensino Fundamental, língua inglesa, informática básica e qualificação profissional inicial adequada às oportunidades de trabalho da cidade. Ao longo do curso, eles prestarão serviços comunitários e, para receber o incentivo mensal de R$ 100, terão de cumprir 75% da freqüência às aulas e demais atividades previstas.

O Plano Territorial de Qualificação do Município de Parnamirim (Planteq) prevê a implantação do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, combinando as várias estratégias para o atendimento ao trabalhador (intermediação de mão-de-obra, captação de vagas, seguro desemprego), combinados com o Plano Municipal de Qualificação Profissional.

O convênio assinado nesta terça-feira (10) com o Ministério das Cidades vai permitir a urbanização da comunidade quilombola Moita Verde. Além da drenagem e pavimentação de ruas, serão construídas 130 casas populares para as famílias de menor renda. A questão da regularização fundiária também consta do projeto. (DN)