Na sessão de hoje, na Assembléia Legislativa do RN, o deputado estadual Walter Alves defendeu a realocação do projeto das ZPE’s (Zonas de Processamento de Exportação) para o município de Macaíba. “Me somo ao pronunciamento que faz o deputado Ricardo Motta. Macaiba fica há apenas dois quilometros de São Gonçalo do Amarante que tantos fatores favoráveis abarca, que hoje abriga dois dos mais importantes vetores econômicos de desenvolvimento do RN, que são o Aeroporto e o da ZPE, esta última ainda em projeto conceitual”, explicou o parlamentar.

Depois de checar dados como IDH, população, números de escolas, taxa de alfabetização e atividades econômicas, o deputado Walter afirmou que os dois municípios – São Gonçalo e Macaíba, se equiparam. Ele também esclareceu que o deputado Henrique Eduardo Alves, relator do projeto das ZPE’s na Câmara, também defende essa realocação. “Ele me convenceu que não serão apenas dois quilometros de distância entre as cidades, que fará esse desenvolvimento se dispersar, mas, que de maneira racional é preferível distribuir esses benefícios por toda a região”.

O peemedebista também expôs que territorialmente, o município de Macaíba tem mais espaço para o projeto, já que com o novo aeroporto e toda valorização imobiliária dele decorrente, São Gonçalo quase ficou sem áreas que possam abrigar essa destinação. Walter lembrou a ZPE do Vale do Assú como exemplo que também se destina ao atendimento de toda uma região. Ele destactou a importância de se enxergar os projetos das ZPE’s de maneira sistêmica e integrada.

“Estas ZPE´s – a de Macaíba e a de Assú – se agregarão ao grandioso aeroporto de São Gonçalo do Amarante – e ao nosso porto de Natal, queira deus, neste espaço de tempo, já revitalizado – e formarão, todos juntos, um cabedal logístico de exportação, que sem a menor dúvida azeitará o desenvolvimento do RN.

O peemedebista finalizou o seu discurso ressaltando que as ZPE’s são a síntese do anseio de desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que precisa de senso de urgência para que possam sair do papel.