O “ring” está montado no Complexo Educacional Contemporâneo para receber, neste sábado (22), mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Robótica. O colégio será sede das competições práticas do torneio, de onde saíram os únicos representantes do Brasil, no primeiro semestre deste ano, para a categoria Robocup Júnior Dança, da Latin American Robotic Competition, a maior competição de robótica do mundo. A competição foi realizada na Áustria e rendeu o prêmio de melhor figurino robótico para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio, Altair Soares da Rocha Filho, Matheus Leal Assunção e Mysëgelle Cunha Sérgio.

“Nossa expectativa é ver, novamente, alunos Contemporâneo classificados e defendendo o estado diante do mundo”, diz a diretora do colégio, Irany Xavier de Andrade. Para facilitar o acesso dos estudantes às Olimpíadas e ao mundo da robótica, a escola firmou uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possibilitando, todos os anos, a participação de grupos nas seletivas. Em 2008, o colégio também teve um grupo classificado e marcando presença na etapa internacional, realizada na China.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, totalmente dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros, com ou sem conhecimento prévio em robótica. Os participantes devem ser vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico. Um dos objetivos da competição é despertar e estimular o interesse pela Robótica, por áreas afins e pela Ciência. A Olimpíada é coordenada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio de pesquisadores e professores do ITA, UFRN, UFRGS, FURG, e FEI, entre outras.

SERVIÇO
O que: Provas práticas Olimpíada Brasileira de Robótica
Quando: 22 de agosto
Onde: Contemporâneo - Salgado Filho
Horário: 8h