A governadora Wilma de Faria e a prefeita de Natal Micarla de Sousa apresentam números de aprovação destoantes. Com sete anos de administração Wilma de Faria, está com 59,17% de aprovação. A prefeita de Natal Micarla de Sousa, que está com oito meses de gestão, apresenta 45,75% de aprovação. Os dados foram revelados pela pesquisa Consult.

Micarla de Sousa, prefeita de Natal
Wilma Faria, governadora do RN
Wilma Faria, governadora do RN
Nos números da opinião pública com relação ao desempenho da governadora e da prefeita também há percentuais distintos na avaliação por região. Nas zonas Oeste e Sul, a prefeita tem os piores índice: 42,6% de desaprovação. Na região Oeste está a maior aprovação do governo Wilma de Faria na capital potiguar. Ela apresenta 68,4% de entrevistados aprovando a administração.

As duas gestoras estão com índices muito próximos no que se refere a desaprovação na zona Sul. Enquanto Wilma de Faria aparece com 41,9%, a prefeita de Natal está com 42,6%.

No detalhamento da pesquisa por sexo, a governadora literalmente empata. 59,2% das mulheres aprovam a administração, mesmo percentual entre os homens. A diferença ocorre no quesito desaprovação. 30,8% dos homens reprovam a governadora e as mulheres somaram 26,3%.

No nível por escolaridade, a melhor aprovação da governadora está na faixa dos entrevistados com nível de escolaridade de primeiro grau, onde 63,1% aprovaram. No nível de segundo grau, essa mesma avaliação soma 58%.

A maior desaprovação de Wilma de Faria está nas pessoas com nível de escolaridade do terceiro grau. Nesse segmento, a administração é reprovada por 40,3%.

Já a prefeita Micarla de Sousa tem a melhor avaliação na zona Norte. Essa é a única região onde o índice de aprovação rompe a barreira dos 50%. Naquela região, a aprovação soma 56,4%. A avaliação dos homens na administração de Micarla de Sousa praticamente empata. 41,6% deles aprovam e 41,8% desaprovam. As mulheres trazem um cenário diferente na análise da gestão municipal. 49,2% delas aprovam e 34,6% desaprovam a prefeita Micarla de Sousa. No nível de escolaridade, a gestora é melhor avaliada pelas pessoas que cursaram até o primeiro grau, onde é aprovada por 52,8% dos entrevistados. A desaprovação maior é na faixa etária dos analfabetos, com 62,5% e das pessoas que concluíram o terceiro grau, com 48% reprovando.

Pesquisa

O estudo da Consult Pesquisa entrevistou 1.200 pessoas em todas as regiões da cidade. O trabalho foi realizado no período de 10 a 13 de agosto. A margem de erro da pesquisa é 2,8% para mais ou para menos.

No critério por amostragem, a pesquisa foi proporcionalizada por sexo, idade, escolaridade, renda familiar e local de moradia.

Diretor da Consult aponta níveis estáveis

O diretor da Consult Pesquisa, Paulo de Tarso Fernandes, fez uma avaliação positiva do desempenho da governadora Wilma de Faria na pesquisa. Para ele, o índice de 59,2% de aprovação aponta para o fato de que a governadora Wilma de Faria está se mantendo nesse mesmo patamar há muito tempo.

“É um bom índice. Ao longo do tempo ela tem uma série histórica que já chegou a 69% (de aprovação), foi um período sem crise, sem nada. Os 59% (de aprovação) vem se mantendo constante”, destacou o estatístico.

Ele ressaltou que a aprovação do governo estadual é um indicativo para a governadora Wilma de Faria em um ano pré-eleitoral, no qual os candidatos estão fazendo o marketing político. “É um cartão de visita para ela se apresentar para o marketing eleitoral”, observou Paulo de Tarso.

Para o estatístico em um ano como esse, onde as articulações são feitas e os políticos já se mostram no projeto para 2010, é muito importante a governadora Wilma de Faria, que tem intenção de disputar o pleito do próximo ano, apresente-se “bem na fotografia”.

Desaprovação

Paulo de Tarso Fernandes observou que a região onde a governadora Wilma de Faria teve o pior desempenho foi a Sul, onde ela está com 41,9% das pessoas desaprovando o governo. “O que pode ter ocorrido é que lá ela esteja a sombra dos problemas em Ponta Negra, com embargos de obras e o atraso no saneamento de Capim Macio. Tem também a questão da Via Costeira, que a obra ficou embargada durante muito tempo. Essas coisas podem fluir para ela”, analisou.

Paulo de Tarso observou que na zona Sul está localizada a população com um nível socioeconômico maior e por isso com um nível de cobrança maior. “E ela (Wilma de Faria) está muito bem avaliada na zona Oeste”, destacou o diretor da Consult Pesquisa.

‘Índices servem como alerta’

Enquanto a governadora Wilma de Faria, com sete anos de administração, chega a quase 60% de aprovação, a prefeita de Natal Micarla de Sousa, com seis meses de gestão, tem 45,9% de pessoas aprovando a administração. “Em nível de qualquer administração esse percentual (de Micarla de Sousa) é baixo. Com seis meses, ela já poderia ter mostrado a que veio”, analisou o diretor da Consult Pesquisa, Paulo de Tarso Fernandes.

Ele chamou atenção para o fato da região da capital da prefeita ter piores níveis de avaliação exatamente na região da cidade onde conquistou a melhor votação. Na eleição do ano passado, o maior percentual de eleitores dele esteve concentrado na zona Oeste. Hoje é exatamente nessa área que ela está com 42,6% de desaprovação. “A aprovação dela está aquém da quantidade de votos que teve”, destacou Paulo de Tarso.

Ele analisou que o baixo índice de aprovação da prefeita Micarla de Sousa também pode estar relacionado ao próprio perfil da população. “As pessoas estão muito individualistas. Se elas não estão vendo nada na rua ou na região onde moram, elas (as pessoas) desaprovam logo. Mesmo que Micarla de Sousa esteja fazendo algo por Natal, elas não levam em consideração, querem é ver as melhorias no bairro”, comentou Paulo de Tarso.

Aprovação por região

O diretor da Consult Pesquisa destacou que a prefeita de Natal conseguiu manter a aprovação superior a desaprovação graças à população da zona Norte e as mulheres. A única região onde Micarla de Sousa superou os 50% de aprovação foi na zona Norte, onde alcançou 56,4%.
Os homens desaprovam a administração em 41,8%. Já 49,2% das mulheres aprovam a gestão. “Micarla de Sousa foi aprovada na zona Norte, onde ela teve uma aprovação maior do que desaprovação, na zona Sul ela ficou empate (aprovação e desaprovação)”, completou.
Paulo de Tarso Teixeira observou que a pesquisa sobre avaliação da administração serve como um alerta para prefeita da capital potiguar, onde é possível apontar para uma necessidade de “melhorar”.
“Os partidos políticos estão também fazendo pesquisa. Se daqui a seis meses ela ficar pior no desempenho não será tão cogitada para fazer parte do palanque em 2010. A população já não quer mais saber o que vai ser feito ou o que aconteceu, ela (a população) quer saber o que está sendo feito”, frisou.
O estatístico foi mais além e ressaltou: “o marketing não pode ser virtual. Tem que mostrar o que está sendo feito”.

De Tribuna do Norte