Ambientes fechados e cheios de fumaça podem estar com os dias contados em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O Deputado Antônio Jácome (PMN) protocolou um projeto de lei na Assembléia Legislativa, que foi aprovado pela unanimidade de seus pares, para proibir as pessoas de fumarem em lugares fechados e coletivos. Resta agora a governadora Vilma de Faria sancionar ou vetar.

Se a proposta vingar, ninguém mais poderá acender seus cigarros em bares, boates ou restaurantes. Jácome argumenta que a medida beneficiaria principalmente os adolescentes. “É nessa fase que a maioria das pessoas começa a fumar, e existem ambientes mais propícios ao consumo de cigarros’, lembrou.

Se sancionada, a nova lei deve atingir todos os estabelecimentos, inclusive aqueles onde os espaços destinados a fumantes são fechados e isolados do restante. Casas especializadas, com lugares especialmente dedicados ao fumo, como o Havana Café, que tem sala para os apreciadores do charuto, também seriam atingidas.

Boates e bares que cobram ingresso precisariam encontrar uma alternativa, que poderia ser liberar a saída esporádica dos fumantes ou simplesmente o veto ao consumo. Para as boates, seria mais difícil, porque elas trabalham com um público grande, o que dificultaria o controle de entrada e saída das pessoas.

Medida de Primeiro Mundo

A proibição de fumar em lugares fechados e coletivos já existe em cidades da Irlanda, Suécia, Espanha e Itália. Na França, o veto foi tão radical que atingiu o país inteiro e, desde 1º de janeiro deste ano, ninguém mais pode fumar em bares, restaurantes, hotéis, discotecas, cassinos e também nos chamados cafés-tabac, lugares tradicionais de venda de cigarros.